Search
Degradê com CSS

Redução de resíduos plásticos é um impulso para economia circular

Redução de resíduos plásticos é um impulso para economia circular
Redução de resíduos plásticos é um impulso para economia circular

O Acordo Global sobre Plásticos é uma iniciativa da Assembleia das Nações Unidas, aprovada em 2022. Desde então, os países signatários buscam formas de reduzir o consumo de plásticos e promover um uso mais sustentável do material. A coalizão é formada por empresas de toda a cadeia de valor do plástico, instituições financeiras e organizações não governamentais (ONGs).

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a sociedade produz cerca de 460 milhões de toneladas de lixo por ano, e esse número pode triplicar até 2060 se nenhuma mudança for adotada.

Os efeitos desse excesso já são visíveis, como a poluição plástica marinha, que aumentou dez vezes desde 1980 e afeta ao menos 267 espécies animais, segundo a própria ONU.

No Brasil, o cenário é ainda mais preocupante: somente 1,3% do material passa por esse processo, segundo pesquisa da ONG americana Center for Climate Integrity, divulgada no Jornal da USP em 2024.

Para o doutor em Educação e Sustentabilidade e coordenador pedagógico do Movimento Circular, Edson Grandisoli, os dados chamam a atenção para a urgência na busca de soluções reais que envolvam mudanças estruturais nos sistemas de produção, consumo e descarte e de comportamento da população.

“Produtos feitos com materiais reciclados estão se popularizando e mostram que práticas sustentáveis podem se tornar mais acessíveis à medida que são adotadas em alta escala”, salienta Vininha F. Carvalho, economista, ambientalista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

O plástico é amplamente utilizado e apresenta alta capacidade de poluição, devido à sua lenta decomposição. As embalagens de plástico convencionais são responsáveis por grande parte dos resíduos sólidos, especialmente nas áreas urbanas e praias, onde as garrafas de água são consumidas em massa.

A crescente preocupação com os impactos ambientais das embalagens plásticas tem impulsionado a busca por alternativas. Entre elas, as embalagens biodegradáveis e recicláveis de água têm se destacado como uma solução promissora para reduzir a poluição e o consumo excessivo de plásticos de uso único.

“O fim da poluição por plástico deve vir a partir de uma visão abrangente de economia circular para o setor. O problema não está no plástico em si, mas na maneira como ele é utilizado e descartado”, conclui Vininha F. Carvalho.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Festival Cores chega a Búzios com música, arte, bem-estar e experiências para toda a família

Agenda Cultural da Região dos Lagos: shows, festivais e eventos imperdíveis neste fim de semana

Búzios recebe Escola Móvel Pet do Senac RJ com 50 vagas gratuitas em cursos para o mercado animal

Professor da rede municipal de Búzios é preso acusado de estupro de vulnerável

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!