Menu

Cidades

Crescimento do PIB pode estimular mercado de brindes

Crescimento do PIB pode estimular mercado de brindes
Crescimento do PIB pode estimular mercado de brindes

O Ministério da Fazenda prevê que o Brasil fechará o ano de 2024 com crescimento de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), termo correspondente à soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país. A estimativa consta no boletim macrofiscal disponibilizado em 18 de julho.

De acordo com o ministério, os principais fatores ligados ao crescimento do PIB são as vendas no varejo e a crescente demanda por serviços prestados às famílias. O boletim cita ainda a geração de novos postos de trabalho e condições menos restritivas de crédito.

É comum que, diante de notícias como essa, diferentes setores da economia criem expectativa com aumento nas vendas. Erick Badanai, cofundador da Zen Brindes (empresa de brindes personalizados), traz um exemplo dessa tendência.

“O PIB tem relação com todos os negócios. Ele gera mais empregos e a economia gira. Em tempos de crescimento econômico, as empresas têm mais recursos para investir em feiras e eventos como forma de expandir seus negócios e alcançar novos clientes. Isso, geralmente, aumenta a demanda por materiais promocionais, incluindo brindes personalizados”, analisa Badanai.

Há ainda o fato de que com mais dinheiro entrando, muitos negócios reforçam o seu departamento de marketing e veem na entrega de brindes uma forma de consolidar e divulgar a marca. Já quando o cenário econômico não é favorável, ocorre o contrário. As empresas tendem a fazer menos eventos como contenção de custos e cortam investimentos em brindes, explica o empresário. 

“Monitorar os dados econômicos pode ajudar as empresas de brindes a antecipar mudanças na demanda e ajustar suas estratégias de vendas de acordo com as previsões”, alega.

Mercado de brindes personalizados

Badanai explica que o mercado de brindes personalizados é bastante competitivo e atende desde grandes empresas e multinacionais até pequenos negócios.

“Brindes são usados há muitas décadas para ações de marketing e endomarketing”, resume. É o caso, por exemplo, de uma empresa de produtos odontológicos que organiza um congresso corporativo voltado para profissionais da área e decide investir em brindes especiais que os participantes receberão ao final do evento.

Da mesma forma, é comum que companhias também tenham essa preocupação ao realizar eventos internos, voltados para seus próprios colaboradores, diz Badanai.

Os itens que os clientes buscam são os mais variados e incluem desde os mais tradicionais como mochilas, canecas, chaveiros, garrafas e squeezes até outras opções como kits de churrasco, umidificadores, fones personalizados e chapéus.

Na visão de Badanai, o que as pessoas mais procuram são brindes que sejam, ao mesmo tempo, funcionais e esteticamente agradáveis. Muitas companhias veem esses itens como uma forma de reforçar o posicionamento da marca, criar uma experiência com o público-alvo e marcar uma ocasião especial.

Crescimento do PIB pode estimular mercado de brindes

Crescimento do PIB pode estimular mercado de brindes
Crescimento do PIB pode estimular mercado de brindes

O Ministério da Fazenda prevê que o Brasil fechará o ano de 2024 com crescimento de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), termo correspondente à soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país. A estimativa consta no boletim macrofiscal disponibilizado em 18 de julho.

De acordo com o ministério, os principais fatores ligados ao crescimento do PIB são as vendas no varejo e a crescente demanda por serviços prestados às famílias. O boletim cita ainda a geração de novos postos de trabalho e condições menos restritivas de crédito.

É comum que, diante de notícias como essa, diferentes setores da economia criem expectativa com aumento nas vendas. Erick Badanai, cofundador da Zen Brindes (empresa de brindes personalizados), traz um exemplo dessa tendência.

“O PIB tem relação com todos os negócios. Ele gera mais empregos e a economia gira. Em tempos de crescimento econômico, as empresas têm mais recursos para investir em feiras e eventos como forma de expandir seus negócios e alcançar novos clientes. Isso, geralmente, aumenta a demanda por materiais promocionais, incluindo brindes personalizados”, analisa Badanai.

Há ainda o fato de que com mais dinheiro entrando, muitos negócios reforçam o seu departamento de marketing e veem na entrega de brindes uma forma de consolidar e divulgar a marca. Já quando o cenário econômico não é favorável, ocorre o contrário. As empresas tendem a fazer menos eventos como contenção de custos e cortam investimentos em brindes, explica o empresário. 

“Monitorar os dados econômicos pode ajudar as empresas de brindes a antecipar mudanças na demanda e ajustar suas estratégias de vendas de acordo com as previsões”, alega.

Mercado de brindes personalizados

Badanai explica que o mercado de brindes personalizados é bastante competitivo e atende desde grandes empresas e multinacionais até pequenos negócios.

“Brindes são usados há muitas décadas para ações de marketing e endomarketing”, resume. É o caso, por exemplo, de uma empresa de produtos odontológicos que organiza um congresso corporativo voltado para profissionais da área e decide investir em brindes especiais que os participantes receberão ao final do evento.

Da mesma forma, é comum que companhias também tenham essa preocupação ao realizar eventos internos, voltados para seus próprios colaboradores, diz Badanai.

Os itens que os clientes buscam são os mais variados e incluem desde os mais tradicionais como mochilas, canecas, chaveiros, garrafas e squeezes até outras opções como kits de churrasco, umidificadores, fones personalizados e chapéus.

Na visão de Badanai, o que as pessoas mais procuram são brindes que sejam, ao mesmo tempo, funcionais e esteticamente agradáveis. Muitas companhias veem esses itens como uma forma de reforçar o posicionamento da marca, criar uma experiência com o público-alvo e marcar uma ocasião especial.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

MSCI define o padrão para avaliar a integridade de projetos de carbono com o lançamento de novas classificações

Botucatu recebe neste domingo, 22, o Arena Freestyle

Sportradar Impulsiona Inovação em Apostas com Expansão de Micro Mercados

KFSHRC Comemora Contribuições Marcantes na 2024 NYC C3 Summit Davos of Healthcare

Coluna da Angela
Coluna Clinton Davison

A reprodução parcial deste conteúdo por veículos de comunicação é permitida desde que contenha crédito à Prensa de Babel na abertura do
texto, bem como LINK para o site "www.prensadebabel.com.br"
A supressão da fonte pode implicar em medidas de acordo com a lei de direitos autorais.