Pular para o conteúdo
Search

Estudos revelam mitos e verdades sobre poço artesiano e qualidade de vida

Estudos revelam mitos e verdades sobre poço artesiano e qualidade de vida
Estudos revelam mitos e verdades sobre poço artesiano e qualidade de vida

Nos últimos anos, a utilização de poços artesianos para o abastecimento de água tem se tornado uma prática cada vez mais comum, especialmente em áreas onde o acesso aos sistemas de distribuição pública é limitado. 

Dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) revelaram que, na Região Norte do Brasil, 47% dos municípios possuíam sistemas sem tratamento e que 30% dos municípios do país não contavam com controle bacteriológico da água. 

Por isso, os poços artesianos são alternativas para suprir essa necessidade. No entanto, surgem diversas dúvidas e especulações sobre a qualidade da água proveniente dessas estruturas.

Foi lançado na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) o livro ‘Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano‘. Disponível gratuitamente, o livro é resultado do apoio e esforço institucional da ENSP, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Ministério da Saúde, com o propósito de alcançar um público mais amplo. 

Segundo a equipe organizadora, a obra não apenas apresenta aspectos técnicos, mas também provoca reflexões sobre questões ambientais que devem ser abordadas em todos os setores da sociedade.

Um dos principais tópicos abordados no livro é a existência de uma distribuição desigual do serviço entre regiões do país, entre a população urbana e a rural e ainda entre os municípios. Os estudos apontados nas obras indiciaram que o controle da qualidade da água é feito em apenas 59% dos municípios que dispunham de laboratórios de análises. 

A importância dos poços artesianos para a comunidade brasileira

Segundo Afonso Smiderle, diretor da AVS Poços Artesianos, “os poços artesianos são estruturas fundamentais para o fornecimento de água potável para comunidades carentes em todo o mundo. Esses poços são perfurados em aquíferos subterrâneos confinados, onde a pressão natural faz com que a água jorre até a superfície sem a necessidade de bombeamento mecânico”.

Ele ainda comenta que essa característica os torna uma fonte confiável de água, mesmo em regiões onde a disponibilidade é limitada. Além disso, eles tendem a fornecer água de alta qualidade, uma vez que a filtragem natural do solo durante a percolação ajuda a remover impurezas e contaminantes.

É por isso que prefeituras de diversas cidades brasileiras estão investindo na perfuração de poços, como mostram as notícias das cidades de Lajeado/RS, Rondonópolis/MT e Rio Branco/AC.

Afonso ainda traz que os poços artesianos podem ajudar a reduzir a dependência de fontes de água externas, como caminhões-pipa ou sistemas de abastecimento público, que podem ser inconsistentes ou inadequados para atender às necessidades das comunidades carentes.

Quais são os principais mitos que cercam os poços artesianos?

O diretor da AVS ainda compartilha alguns mitos e verdades sobre os poços artesianos:

“Um dos mitos mais comuns é a crença de que os poços artesianos nunca secam. Embora sejam geralmente mais estáveis em termos de fornecimento de água do que outras fontes, eles continuam sujeitos a secas prolongadas ou reduções no nível do lençol freático”.

“Outro mito é que os poços artesianos são imunes à contaminação. Embora a água subterrânea tenda a ser menos vulnerável à contaminação do que fontes de água superficial, como rios e lagos, os poços artesianos ainda estão sujeitos a poluentes como pesticidas, fertilizantes, produtos químicos industriais e esgoto”.

Para solucionar o problema, ele diz que é fundamental implementar medidas adequadas de proteção e monitoramento para garantir a qualidade da água de um poço artesiano ao longo do tempo. 

E quais são as verdades que as pessoas devem saber sobre os poços artesianos? Afonso destaca que uma verdade importante é que os poços artesianos podem fornecer uma fonte confiável e sustentável de água potável, especialmente em áreas onde outras fontes são limitadas.

Para mais informações, basta acessar: @avs_pocos no Instagram.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

GMA e PMERJ desmontam invasões e destroem construções irregulares em operação em Búzios

Magia Natalina: Papai Noel Chega ao Shopping Popular e Espalha Alegria em São Pedro da Aldeia e Cabo Frio

Búzios entre o mar e o futuro: os desafios de uma conferência sobre meio ambiente

Verão no Rio: Réveillon abre a temporada com expectativa de recordes e economia aquecida

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!