Pular para o conteúdo
Search

Laser endovenoso mira resultados contra varizes

Laser endovenoso mira resultados contra varizes
Laser endovenoso mira resultados contra varizes

Extrair as varizes é um sonho de dez entre dez pessoas que sofrem com o problema. Sejam mulheres ou homens, conviver com as veias indesejadas é um tormento, mas que gradativamente vai se tornando algo aparentemente facilmente solucionável. Sobretudo porque as técnicas mais modernas eliminam a complexidade de tratamentos que já ficaram obsoletos.

Um dos principais procedimentos hoje é o laser endovenoso, que está substituindo amplamente a varicectomia diante dos resultados positivos. O tratamento ganha espaço por oferecer o mínimo de dor ao paciente, além de melhores resultados e também por não exigir um longo tempo de recuperação.

“O laser endovenoso consiste numa pequena incisão que é feita na região da veia a ser extraída. O médico insere uma fibra óptica que aquece e literalmente queima a veia. Não é um tratamento cirúrgico. Portanto, não precisa de anestesia geral. Mas além disso, chama a atenção porque o paciente vai pra casa no mesmo dia, e caminhando”, explica a médica Camila Caetano, angiologista e cirurgiã vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

A própria SBACV, por sinal, possui um estudo no qual aponta que 38% da população brasileira sofre com as varizes. Esse grupo está dividido entre 30% dos homens e 45% das mulheres, sendo que 70% dos pacientes têm mais de 70 anos. Isso, segundo Camila Caetano, agrava o problema, porque o público da terceira idade tende a sofrer ainda mais com as dores, particularmente nas pernas, principal local de surgimento das varizes.

“Isso acende o sinal de alerta para a necessidade de extrair as varizes, de olho até na qualidade de vida. O problema é que muita gente ainda tem a ideia de que a extração das varizes é feita pela varicectomia, que realmente é mais dolorosa e tem uma recuperação bem mais lenta. Mas é possível, sim, realizar um tratamento que dispense grandes esforços e sofrimento”, pontua.

Ela compara o tempo de recuperação de quem realiza o laser endovenoso. São cerca de sete dias até a volta às atividades físicas e à rotina pesada. Diferentemente da varicectomia, que pode levar até quatro semanas até a plena recuperação. Outro ponto desfavorável ao velho tratamento é que, em boa parte dos casos, o paciente necessita de uma anestesia geral, já que se trata de um cuidado cirúrgico.

“A incisão inclusive é maior, porque a remoção é feita fisicamente. As varizes são extraídas de fato. Isso também oferece limitações, pois só as veias maiores são potencialmente retiradas. As menores passam pela extração com mais dificuldade”, finaliza.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.