Pular para o conteúdo
Search

Crescimento do mercado musical supera expectativas

Crescimento do mercado musical supera expectativas
Crescimento do mercado musical supera expectativas

A indústria musical brasileira teve um crescimento além do esperado em 2023, com aumento de 13,4% nas receitas, superando as expectativas do mercado. Impulsionado pelo streaming e atividades de gravação, edição e execução pública. O Brasil se destacou ao ocupar a nona posição no ranking dos principais 10 mercados fonográficos em escala global, com faturamento de R$ 2.864 bilhões, conforme relatório divulgado pela Pro-Música Brasil (PMB), instituição representante das principais gravadoras e produtoras fonográficas do país.

O país já aparece no ranking dos 10 mercados musicais, principais, do mundo, há sete anos consecutivos. E a estimativa é que o mercado musical gere até o final de 2024, R$386 bilhões. O crescimento do Brasil no ano passado surpreendeu por ser maior do que o aumento do mercado mundial que ficou em 10,2%, mesmo também influenciado pelos streamings.

As mudanças no modelo de pagamento de royalties Pro-Rata em plataformas de streaming, introduzidas por gigantes como por exemplo, a Spotify, estão transformando o mercado fonográfico. Há quem ame, porém há também pessoas com o sentimento contrário.

Inovações no pagamento de royalties

Conforme relatório Music in the Air da Goldman Sachs, enquanto a burocracia de criação e distribuição de música caíram com os streamings, o número de músicas disparou, assim como o consumo de música por causa dessa facilidade aumentou 2,5 vezes desde 2017.

Atualmente, o modelo de pagamento dos streams, distribui royalties com base na participação geral de streamings, e está sendo revisado para refletir melhor o valor gerado pelos artistas. Inovações como, modelo centrado nos usuários e modelo centrado no artista, estão sendo exploradas para uma distribuição mais eficiente dos pagamentos.

Ainda segundo o estudo apresentado pela Goldman Sachs, o que as pessoas gastam hoje em dia, em entretenimento, está abaixo da média de 1998. Novas estratégias têm sido pensadas pelos grandes majors do streaming para otimizar a situação, como, por exemplo, a monetização de super fãs, que poderia adicionar US$ 2 bilhões em receitas incrementais para plataformas de streaming até 2027 e US$ 4 bilhões até 2030. Com a inclusão de novas estratégias, o aumento pode chegar a 16% nas receitas de streaming pago.

Essas mudanças têm o potencial de impactar o mercado, especialmente se mais plataformas de streaming adotarem as inovações. A adoção de novas abordagens pode reduzir fraudes e manipulações, além de valorizar o conteúdo premium, permitindo que artistas e gravadoras capturem melhor o valor gerado por seus trabalhos.

Música Ao Vivo

Nem só de streaming vivem os artistas, o “face to face” com o público é muito importante para cantores. O segmento de música ao vivo tem mostrado um futuro promissor, com projeções de crescimento de 10% entre 2024 e 2030, baseado nas receitas líquidas atuais.

O aumento no consumo de música ao vivo reflete a demanda contínua do público por experiências presenciais, como shows e festivais. Conforme estudo da plataforma de contratação de serviços GetNinjas, o mercado de eventos registrou um crescimento de 179% na procura por profissionais que atuam na área, em 2022, pós pandemia. O aumento de consumo desse tipo de entretenimento deve continuar sendo uma fonte significativa de receita para a indústria musical.

Gravadora, editora e distribuidora digital

Entre os destaques do mercado, a New Music Brasil, gravadora, editora e distribuidora digital, tem se evidenciado na assessoria de seu casting junto às plataformas digitais com o planejamento estratégico de lançamentos. Fator que levou a gravadora a um crescimento significativo na indústria musical brasileira.

Segundo o relatório de Labels realizado pela Pró-Música Brasil Produtores Fonográfico Associados do país, a New Music Brasil ocupa o 23º lugar no ranking de gravadoras do Brasil, com mais de mil artistas em seu guarda-chuva.  

Vale ressaltar que, até o 20º lugar desse ranking estão as majors e maiores players do mercado, colocando a New Music Brasil em 3º lugar, entre as gravadoras independentes.

Com a adoção de tecnologias como a inteligência artificial e a modernização dos sistemas de royalties, a New Music Brasil se mostra na vanguarda da inovação. A empresa tem contribuído para a diversificação do mercado musical brasileiro, promovendo artistas de diversas regiões do país e estilos diferentes.

Este movimento reflete as tendências atuais de consumo musical no Brasil, onde a música brasileira representa 93,5% das 200 músicas mais acessadas nas plataformas de streaming. Esse cenário demonstra a força e a diversidade da produção musical nacional, que não se restringe apenas aos grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo, mas de todas as partes do país.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.