Menu

Cidades

Campanha capta imposto de renda devido para levar recursos a projetos sociais

Campanha capta imposto de renda devido para levar recursos a projetos sociais
Campanha capta imposto de renda devido para levar recursos a projetos sociais

Começou a campanha anual “Amigo de Valor e Parceiro do Idoso”, uma das maiores campanhas de destinação de Imposto de Renda para garantir os direitos de crianças, adolescentes e da pessoa idosa no Brasil. Idealizada pelo Santander Brasil, a expectativa é arrecadar R$ 34 milhões até o dia 22 de novembro, com o objetivo de apoiar 111 projetos sociais em 21 estados, beneficiando mais de 16 mil crianças, adolescentes e idosos.

A campanha “Amigo de Valor e Parceiro do Idoso” incentiva pessoas físicas e jurídicas a direcionarem parte de seu Imposto de Renda devido aos Fundos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes ou para o Fundo Municipal do Idoso. Quem faz a declaração pelo modelo completo pode destinar até 6% do imposto devido, sem custo adicional, já que o valor é dedutível e restituído. Para quem declara pelo modelo simplificado, a doação mínima é de R$ 25,00. Já empresas tributadas pelo lucro real podem direcionar até 1% para o Amigo de Valor e mais 1% para o Parceiro do Idoso, também com dedução no imposto a pagar.

“É uma maneira simples e eficaz de contribuir para a transformação social, sem custo adicional, pois o valor destinado é abatido do imposto a pagar. No Santander, facilitamos esse apoio, permitindo que clientes e colaboradores participem ativamente na construção de um futuro melhor para as comunidades onde atuamos”, afirma Gabriela Bertol, Head de Sustentabilidade do Santander Brasil.

Os recursos são direcionados para o projeto escolhido pelo doador, e o processo é realizado por meio de uma plataforma on-line criada pelo Santander. O site detalha todos os projetos apoiados, com descrições, imagens, metas de arrecadação e o número de crianças e/ou idosos atendidos. Para empresas, as doações também podem ser feitas pelo Internet Banking.

Todos os projetos apoiados estão em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com o Estatuto do Idoso e são desenvolvidos em cidades com IDH de até 0,739. As iniciativas abrangem acolhimento de crianças e adolescentes, inclusão de pessoas com deficiência, combate a maus-tratos, trabalho infantil, violência sexual, além de ações socioassistenciais e de empoderamento feminino.

Maria das Dores, responsável pelo projeto Singular do Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança (SERC), em Gravatá (PE), relata que os recursos do programa permitiram que crianças com deficiência em áreas rurais tivessem acesso à educação e saúde de qualidade. “Os valores recebidos ajudaram jovens a caminhar e falar, além de capacitar suas famílias a lutarem pelos direitos dos filhos como cidadãos plenos”, destaca.

Para 2025, o Santander selecionou novas iniciativas a serem contempladas pelos recursos do Amigo de Valor. É o caso do projeto Por Uma Juventude em Paz e Segura, do Centro Especializado em Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica (CAVIDA), de Paulistano (PE). A iniciativa oferece apoio e ressocialização a jovens, com foco em capacitação profissional e suporte educacional para transformar suas realidades. “O recurso do Banco será investido em cursos de inclusão produtiva para capacitar os assistidos, além de fornecer educação de qualidade e apoiar as famílias para que os jovens transformem suas realidades”, diz João Soares de Oliveira, coordenador técnico do CAVIDA.

Ao longo dos 22 anos do Amigo de Valor e dos 10 do Parceiro do Idoso, a campanha anual já arrecadou R$ 225,9 milhões, beneficiando 942 iniciativas sociais em 300 municípios, e impactando a vida de 1,67 milhões de pessoas.

Campanha capta imposto de renda devido para levar recursos a projetos sociais

Campanha capta imposto de renda devido para levar recursos a projetos sociais
Campanha capta imposto de renda devido para levar recursos a projetos sociais

Começou a campanha anual “Amigo de Valor e Parceiro do Idoso”, uma das maiores campanhas de destinação de Imposto de Renda para garantir os direitos de crianças, adolescentes e da pessoa idosa no Brasil. Idealizada pelo Santander Brasil, a expectativa é arrecadar R$ 34 milhões até o dia 22 de novembro, com o objetivo de apoiar 111 projetos sociais em 21 estados, beneficiando mais de 16 mil crianças, adolescentes e idosos.

A campanha “Amigo de Valor e Parceiro do Idoso” incentiva pessoas físicas e jurídicas a direcionarem parte de seu Imposto de Renda devido aos Fundos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes ou para o Fundo Municipal do Idoso. Quem faz a declaração pelo modelo completo pode destinar até 6% do imposto devido, sem custo adicional, já que o valor é dedutível e restituído. Para quem declara pelo modelo simplificado, a doação mínima é de R$ 25,00. Já empresas tributadas pelo lucro real podem direcionar até 1% para o Amigo de Valor e mais 1% para o Parceiro do Idoso, também com dedução no imposto a pagar.

“É uma maneira simples e eficaz de contribuir para a transformação social, sem custo adicional, pois o valor destinado é abatido do imposto a pagar. No Santander, facilitamos esse apoio, permitindo que clientes e colaboradores participem ativamente na construção de um futuro melhor para as comunidades onde atuamos”, afirma Gabriela Bertol, Head de Sustentabilidade do Santander Brasil.

Os recursos são direcionados para o projeto escolhido pelo doador, e o processo é realizado por meio de uma plataforma on-line criada pelo Santander. O site detalha todos os projetos apoiados, com descrições, imagens, metas de arrecadação e o número de crianças e/ou idosos atendidos. Para empresas, as doações também podem ser feitas pelo Internet Banking.

Todos os projetos apoiados estão em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com o Estatuto do Idoso e são desenvolvidos em cidades com IDH de até 0,739. As iniciativas abrangem acolhimento de crianças e adolescentes, inclusão de pessoas com deficiência, combate a maus-tratos, trabalho infantil, violência sexual, além de ações socioassistenciais e de empoderamento feminino.

Maria das Dores, responsável pelo projeto Singular do Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança (SERC), em Gravatá (PE), relata que os recursos do programa permitiram que crianças com deficiência em áreas rurais tivessem acesso à educação e saúde de qualidade. “Os valores recebidos ajudaram jovens a caminhar e falar, além de capacitar suas famílias a lutarem pelos direitos dos filhos como cidadãos plenos”, destaca.

Para 2025, o Santander selecionou novas iniciativas a serem contempladas pelos recursos do Amigo de Valor. É o caso do projeto Por Uma Juventude em Paz e Segura, do Centro Especializado em Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica (CAVIDA), de Paulistano (PE). A iniciativa oferece apoio e ressocialização a jovens, com foco em capacitação profissional e suporte educacional para transformar suas realidades. “O recurso do Banco será investido em cursos de inclusão produtiva para capacitar os assistidos, além de fornecer educação de qualidade e apoiar as famílias para que os jovens transformem suas realidades”, diz João Soares de Oliveira, coordenador técnico do CAVIDA.

Ao longo dos 22 anos do Amigo de Valor e dos 10 do Parceiro do Idoso, a campanha anual já arrecadou R$ 225,9 milhões, beneficiando 942 iniciativas sociais em 300 municípios, e impactando a vida de 1,67 milhões de pessoas.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Campeões estaduais do concurso O Quilo é Nosso são definidos

Facetas dentárias possibilitam um sorriso mais alinhado

Pafil Empreendimentos celebrou 23 anos e é parceira em projeto de Augusto Cury

Câncer de mama vem atingindo mulheres mais jovens

Coluna da Angela
Coluna Clinton Davison

A reprodução parcial deste conteúdo por veículos de comunicação é permitida desde que contenha crédito à Prensa de Babel na abertura do
texto, bem como LINK para o site "www.prensadebabel.com.br"
A supressão da fonte pode implicar em medidas de acordo com a lei de direitos autorais.