Search
Degradê com CSS

Entidades lançam nova versão da Cartilha do Bem para escolas de todo o Brasil

Com o objetivo de incentivar a construção de uma educação ambiental cada vez mais significativa nas escolas, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES-SP), juntamente com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), a Prolata Reciclagem e a Reciclus, lançam a nova versão da “A Cartilha do Bem: Aprendendo a Cuidar do Meio Ambiente”. Distribuída gratuitamente em instituições de educação públicas e privadas de todo o Brasil, a edição de 2025 chega com conteúdo atualizado e acompanha as novas descobertas das personagens Lara e Bia sobre os resíduos presentes no cotidiano.

Conscientes de que educação ambiental é um pilar imprescindível na formação de crianças e jovens, as entidades gestoras têm se aprimorado em produzir e divulgar conteúdos sobre esse assunto.

“A educação ambiental é um dos princípios da Reciclus, pois acreditamos que o futuro sustentável só pode ser alcançado quando suas sementes são plantadas no presente, por meio da construção da consciência ambiental com crianças e jovens. A atualização da Cartilha do Bem reforça nosso compromisso com essa missão. Ao disponibilizar materiais em parceria com outras entidades gestoras, queremos incentivar práticas que contribuam para a preservação do meio ambiente. A primeira versão da Cartilha do Bem teve mais de 118 mil exemplares entregues por todo o Brasil. Nosso objetivo, agora, é continuar expandindo esse trabalho, alcançando ainda mais escolas e famílias em todo o país”, destaca Camilla Horizonte, gerente de operações e marketing da Reciclus.

A Associação desenvolve materiais educativos para a distribuição gratuita em escolas públicas e particulares, além de promover capacitações em educação ambiental para educadores. Essas ações integram o Programa Reciclus Educa.

“Para a ABREE, é uma satisfação e uma grande responsabilidade contribuir para esse projeto, que leva a educação ambiental ainda mais longe, alcançando crianças e adolescentes, que é um público tão importante e agente de mudança na nossa sociedade. Na associação, temos investido cada vez mais esforços para ampliar as mensagens de conscientização ambiental com nossa plataforma ABREE para a educação, e somar forças com outras entidades gestoras é fundamental para expandir esta iniciativa”, ressalta Robson Esteves, presidente da ABREE.

“Sabemos que é por meio da educação que poderemos fazer a diferença e transformar o ambiente no qual estamos inseridos. É a partir do conhecimento passado nas escolas e para os jovens que a necessidade de reciclagem, de boas práticas e de logística reversa para resíduos se tornarão enfatizadas no dia a dia de todos. Para tornar isso concreto, é muito importante a união de esforços, como a parceria com outras entidades gestoras”, comenta Thais Fagury, presidente-executiva da Prolata Reciclagem.

Desde 2020, a Prolata oferece capacitações gratuitas para educadores com objetivo de conceituar, construir e ampliar o conhecimento sobre temas que vão desde mudanças climáticas à economia circular. A entidade gestora já capacitou mais de dois mil professores, os quais são replicadores dos conteúdos, estimulando práticas sustentáveis.

A engenheira sanitarista e ambiental Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, diretora da ABES-SP e autora da Cartilha, reforça a importância de educar continuamente a população sobre a destinação correta dos resíduos. “A cartilha, relançada com o objetivo de ampliar o alcance dessa conscientização, traz orientações simples e acessíveis sobre como cada cidadão pode contribuir para a preservação ambiental a partir do próprio lar. Separar os resíduos recicláveis, evitar o descarte inadequado e compreender a diferença entre resíduos perigosos e não perigosos, recicláveis e não recicláveis, são passos fundamentais para reduzir impactos ambientais e promover a economia circular”, afirma Roseane.

O cuidado com os resíduos deve ser contínuo e envolver toda a sociedade. Governos, empresas e cidadãos precisam agir juntos para garantir um meio ambiente mais limpo e saudável. Pequenas atitudes diárias, como descartar corretamente materiais recicláveis e evitar o desperdício, fazem a diferença na construção de cidades mais sustentáveis. “A educação ambiental, como promovida pela Cartilha do Bem, fortalece esse compromisso e incentiva cada pessoa a se tornar um agente de transformação, garantindo um futuro mais equilibrado para as próximas gerações”, lembra a diretora da ABES-SP.

A Cartilha do Bem está disponível gratuitamente para download em: https://reciclus.org.br/reciclus-educa/ 

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Encenação da Paixão de Cristo retorna à Praia de Imbetiba, em Macaé

Barra de São João recebe Circuito Sesc Jazz & Blues com artistas do Brasil e dos EUA

Búzios sediará Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica durante a Búzios Sailing Week 2025

Longa-metragem nacional com Débora Falabella tem cenas gravadas em Cabo Frio com apoio da Prefeitura

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!