Pular para o conteúdo
Search

Judiciário premia a Amil pela busca de soluções de conflitos

Judiciário premia a Amil pela busca de soluções de conflitos
Judiciário premia a Amil pela busca de soluções de conflitos

De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça, em 2023 foram ajuizadas 565 mil ações sob o direito à saúde no Brasil, o que representa um aumento de 20% em relação a 2022. Sendo que 238 mil dizem respeito à saúde suplementar, em um acréscimo de 33% em relação ao ano anterior. Esses números reforçam a importância de se incentivar métodos alternativos de resolução de conflitos, como mediação e reconciliação, o que já tem sido alcançado por empresas do setor, com reconhecimento do Judiciário.

Como a Amil, que recebeu neste mês de outubro, de forma inédita, o selo Empresa Amiga da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). O reconhecimento se soma à certificação pelo selo Empresa Amiga da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), que a companhia obteve, pela sétima vez, em setembro, referente ao trabalho realizado no primeiro semestre deste ano. A Amil se tornou, em 2017, a primeira operadora de planos de saúde do Brasil a receber a premiação do TJSP, que reconhece empresas que contribuem para difundir uma cultura de paz na sociedade por meio da utilização de instrumentos como a mediação e reconciliação. O objetivo é evitar a judicialização excessiva do país.

De acordo com o regulamento do programa Empresa Amiga da Justiça, as entidades parceiras devem atingir metas de aumento da quantidade de número de acordos judiciais e extrajudiciais, além de serem monitoradas quanto à quantidade de processos distribuídos no mesmo período e quanto às ações adotadas para incentivar a autocomposição.

“A satisfação dos clientes é uma prioridade da Amil e o trabalho de conciliação com eles é uma ótima alternativa para que possamos alcançá-la quando surge uma questão entre o beneficiário e a operadora. Obter esses reconhecimentos do TJRJ e do TJSP mostra que estamos no caminho certo nesse sentido, além de contribuirmos para a redução da judicialização da saúde no Brasil”, destaca Daniela Wanderley Leite, diretora Cível e Criminal do Grupo Amil.

Para realizar um contato rápido e eficaz, a Amil utiliza uma plataforma online para composição direta entre advogados. Dessa forma, consegue desafogar o Judiciário e, ao mesmo tempo, mantém uma relação saudável com seus clientes.

Reputação

O trabalho contínuo de conciliação realizado pela Amil resultou em reconhecimentos também por outros tribunais e instituições em anos anteriores. Alguns exemplos são o Selo de Qualidade do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e o Selo Ouro, outorgado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). A empresa também foi premiada pelo Conselho Nacional de Justiça, com uma menção honrosa do Prêmio Conciliar é Legal, que reconhece nacionalmente boas práticas de soluções de conflitos.

Recentemente, nos dias 25 e 26 de setembro, a operadora participou da ação social promovida pelo TJRJ para celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. O evento foi coordenado pela desembargadora Regina Lúcia Passos, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (COMAI), e apoiado pela AMAERJ. Na ocasião, foram disponibilizados diversos serviços em prol da pessoa com deficiência, dentre eles assistência jurídica e de conciliação com empresas privadas, além da oportunidade de confecção de currículos e de oferta de vagas de trabalho destinadas ao público PcD.

De 4 a 8 de novembro, a Amil participará da 19ª Semana Nacional de Conciliação, estruturada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.