Search
Degradê com CSS

Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro

Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro
Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro

O Dia da Consciência Negra faz referência ao dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar a cultura dos africanos que conseguiam fugir dos seus senhores.

Ao sancionar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional, por meio Lei nº 3.268/2021, o Brasil avança no reconhecimento das lutas e conquistas da população negra. Zumbi simboliza a luta pela emancipação, pela liberdade e pela defesa dos direitos da população afrodescendente.

No dicionário, a palavra consciência significa sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano vivenciar, experimentar ou compreender aspectos ou a totalidade de seu mundo interior. 

As relações escravistas foram bastante complexas e deixaram inúmeras sequelas políticas, econômicas , sociais e culturais, sendo que o racismo estrutural é a pior herança.

A identidade brasileira foi construída a partir da multiculturalidade étnica, das diferentes formas de linguagem que se cruzaram historicamente, da religiosidade, do folclore, da culinária, da memória, do imaginário popular, da musicalidade, da dança e das demais expressões artísticas-culturais.

“Nesse Dia Nacional da Consciência Negra, devemos reconhecer que os escravos negros tiveram papel importante na composição identitária brasileira. O racismo estrutural precisa ser reconhecido e combatido pelas instituições democráticas para que prevaleça a cidadania e o bem comum”, salienta a agente cultural Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Segundo Edson Violim, professor de História do Centro Universitário de Brasília (CEUB), negar o racismo no Brasil é tapar o sol com a peneira. “Ele existe sim e, precisamos combatê-lo”. Estudos apontam que, de cada cinco brasileiros que se consideram brancos, três possuem sangue africano ou indígena.

“Esta data é um convite para refletir sobre a formação multicultural do brasileiro e sobre a urgência em construir uma sociedade mais justa e igualitária”, finaliza Vininha F. Carvalho.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Após anos de espera: Obra da Estrada da Fazendinha começa em Búzios

Prefeito de Macaé cobra da Enel melhorias no fornecimento de energia elétrica diante de expansão industrial

Lagoa de Geribá: um projeto inédito para um lugar que ainda pode florescer

Festival de Inverno do Sesc leva Elba Ramalho, Diogo Nogueira e Mart’nália a Casimiro e Silva Jardim

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!