Pular para o conteúdo
Search

Resultados da indústria da limpeza impulsionam a química

Resultados da indústria da limpeza  impulsionam a química
Resultados da indústria da limpeza impulsionam a química

Projeções apresentadas no anuário 2024 da ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes) indicam que, depois de uma queda de 5,7% em 2022, um cenário econômico mais favorável tem favorecido a recuperação do setor, que registrou aumento de 5,6% nos níveis de produção em 2023 e deve crescer acima de 3% neste ano. Com faturamento de US$ 7,5 bilhões no ano passado, a indústria brasileira de produtos de limpeza ocupa hoje o quarto lugar no ranking global, estando atrás apenas de Estados Unidos, Japão e China. Essa posição de destaque demonstra a sinergia com a indústria química nacional, que tem nesse segmento um de seus principais interesses, ao lado da produção de fertilizantes, defensivos agrícolas, ração animal, produtos e saúde e beleza, e do tratamento de água.

Segundo André Passos, presidente da ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química), o Brasil tem a sexta maior indústria química do mundo, gerando mais de dois milhões de empregos. Mas, já chegou a estar duas posições à frente. “A indústria vem sendo fortemente atacada por um surto de importações predatórias. Uma avalanche de produtos externos, entre outros fatores, provocou um recuo de R$ 8 bilhões em recolhimento de tributos federais em 2023. No último ano, os importados representaram 47% do mercado de químicos, colocando empresas locais para hibernar”.

De acordo com José Rosenberg, diretor-presidente da Katrium Indústrias Químicas, fornecedora exclusiva do cloro empregado no tratamento da água que abastece o Rio de Janeiro, um dos principais produtos fornecidos para a indústria de limpeza é o hipoclorito de sódio, utilizado na produção de água sanitária. Trata-se de um produto obtido da reação do cloro com uma solução diluída de soda cáustica, aquosa e alcalina, que contém entre 10% e 13% de cloro ativo.

“Além dos produtos de limpeza e sanitários, o cloro também é fundamental na fabricação de produtos farmacêuticos e veterinários, na produção de solventes orgânicos e de inseticidas, bem como na depuração de águas residuais – evitando a proliferação de bactérias em esgotos e controlando o mau cheiro e outros riscos à saúde da população. Ou seja, o cloro e hipoclorito de sódio são o carro-chefe da indústria química”, afirma Rosenberg.

O executivo explica que a matéria-prima da Katrium é o cloreto de potássio, que precisa ser importado. “A eletrólise do sal gera a potassa, mas também cloro, hidrogênio, ácido clorídrico e hipoclorito de sódio. O maior consumidor da potassa é o setor agropecuário, que a emprega na produção de defensivos agrícolas e fertilizantes foliares. Mas o setor de higiene, limpeza e saneamento também tem grande participação nesse mercado que vem tendo bom desempenho diante dos desafios mais recentes”.

Ainda de acordo com o Anuário 2024 da ABIPLA, itens com grande peso na cesta de limpeza registraram alta na produção, como limpadores para banheiros (+10,6%), detergente para roupas (+4,4%), multiuso (+4,1%), desinfetantes (+4%) e amaciantes (+0,9%). Em matéria divulgada pela Household Innovation, o diretor da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Daniel Pereira, revelou outra boa notícia:  um aumento de 16% nos pedidos de homologação de produtos de limpeza, fato comemorado por todos dessa cadeia produtiva. Hoje o setor conta com 2.704 empresas ativas.  

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.