Pular para o conteúdo
Search

Indústria química contribui para a agricultura sustentável

Indústria química contribui para a agricultura sustentável
Indústria química contribui para a agricultura sustentável

O carbonato de potássio, utilizado na fabricação de fertilizantes especiais, é fundamental para garantir colheitas saudáveis e produtivas. Trata-se de um composto que melhora a fotossíntese, a síntese de proteínas e a tolerância das plantas a condições adversas, como doenças e estresse hídrico. Citado na revista Agrocampo, o Manual de Fertilidade do Solo da Associação Brasileira para Pesquisa da Potassa e do Fosfato afirma que o potássio contido nos fertilizantes aumenta significativamente a produtividade agrícola e a qualidade dos alimentos produzidos.

De acordo com um relatório da Mordor Intelligence, o tamanho do mercado global de fertilizantes é estimado em US$ 384,37 bilhões em 2024, devendo atingir US$ 543,20 bilhões até 2030 – o que torna a demanda por alternativas eficientes e sustentáveis como o carbonato de potássio mais crítica do que nunca. De acordo com Marcio Remédio, executivo do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), o país deve diminuir sua dependência de potássio importado de 97% para 48% até 2050, com aumentos de produção previstos em Sergipe e potenciais projetos na Bacia do Amazonas e outras regiões.

Em entrevista à revista Brasil Mineral, Remédio afirma que “a melhor governança do potássio brasileiro não apenas vai suprir a necessidade interna, como também transformar o país em protagonista, já que abre portas para fornecer o fertilizante a outros países da América do Sul”.

Revisado em novembro do ano passado, o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) planeja reduzir essa dependência por meio de diretrizes que promovam a produção nacional. O documento se apoia em estratégias para aprimorar o ambiente de negócios, fomentar investimentos em pesquisa e inovação, e melhorar a logística e infraestrutura associadas aos fertilizantes.

Em um mundo onde a demanda por práticas agrícolas mais eficientes cresce com o aumento da população global, a Katrium Indústrias Químicas, sediada estrategicamente no Brasil e parte do gigante industrial sul-americano Grupo Quimpac, tem investido cada vez mais na qualidade do  carbonato de potássio, já que o produto tem se destacado no setor de fertilizantes, beneficiando especialmente as colheitas de cereais, grãos e vegetais.

Segundo José Rosenberg, diretor-presidente da Katrium, os fertilizantes foliares e sais de potássio de ácidos húmicos desempenham um papel crucial na redução do impacto ambiental e no suporte a safras abundantes e de alta qualidade. “Inovação e sustentabilidade têm de estar alinhadas com rigorosos padrões ambientais, sociais e de governança (ESG). A tecnologia avançada empregada no uso de carbonato de potássio – endereçado à produção de fertilizantes especializados – permite aos agricultores não só aumentar a produtividade, mas também proteger o meio ambiente”.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Natal Sesc RJ 2024 transforma Cabo Frio e Macaé com decoração e atrações culturais

Copa Intermunicipal de Beach Tennis: Clube Aretê sedia torneio nos Dias 23 e 24 de Novembro em Búzios

Autoridades de Búzios prestigiam troca de comando no Corpo de Bombeiros em Cabo Frio

Secretário de Saúde de Búzios discute avanços na saúde pública durante reunião em Brasília

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.