Menu

Cidades

Número de denúncias éticas aumentam e demonstram conscientização da sociedade

Número de denúncias éticas aumentam e demonstram conscientização da sociedade
Número de denúncias éticas aumentam e demonstram conscientização da sociedade

Uma importante ferramenta dentro da área de governança corporativa das empresas têm ganhado destaque nos últimos anos, consolidando a importância da agenda ESG não só para as organizações, mas para toda a sociedade. De acordo com a pesquisa “A Evolução dos Canais de Relatos no Brasil: A coragem no ambiente corporativo”, realizada pela Aliant, os números de denúncias cresceram 30% em 2022, em relação ao ano anterior. 

O estudo também identificou que nesse período houve um aprimoramento das técnicas de apuração/condução dos casos e do compromisso no retorno aos relatores, bem como maior divulgação dos canais de denúncia, ações que podem fortalecer a confiança da sociedade neste assunto. 

O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP, autarquia responsável por registrar e fiscalizar os profissionais e empresas que atuam na área da Administração, foi uma das organizações que passaram a disponibilizar recentemente um canal de denúncias mais amplo. Intermediado pela BDO Brasil, empresa independente e especializada, o Canal Ético do CRA-SP recebe denúncias ligadas ao exercício da profissão do administrador, bem como sobre qualquer situação que viole princípios éticos, políticas, padrões de conduta e legislação. 

Entre março (data em que iniciou suas atividades) até dezembro de 2023, o espaço recebeu 442 relatos efetivos, segmentados em diversos assuntos: fiscalização do exercício profissional (194), administradoras de condomínio com atuação irregular (70), fiscalização de empresas que atuam na área da Administração (63), concursos públicos com vagas em desacordo à lei 4.769/65, que dispõe sobre a profissão do administrador (35); conduta antiética (14); fiscalização de responsável técnico por empresas (2); assuntos diversos (64). 

De acordo com o CRA-SP, o primeiro retorno aos denunciantes foi realizado em torno de 10 dias após o recebimento do relato. Após a abertura do processo, no entanto, o tempo médio para finalização foi de 140 dias, pois os processos éticos e os de fiscalização de empresa, por exemplo, são mais lentos devido aos recursos e prazos concedidos. 

Para o presidente do CRA-SP, Adm. Alberto Whitaker, a criação e manutenção do Canal Ético, totalmente independente e intermediado por uma empresa especializada, confere credibilidade à sociedade. “Esse modelo garante sigilo absoluto, sem nenhum tipo de conflito de interesse, tanto para denúncias referentes à fiscalização do CRA-SP envolvendo empresas e profissionais que atuam na área da Administração, o que é a nossa missão enquanto Conselho de uma profissão regulamentada, como para àquelas voltadas aos colaboradores ou demais integrantes do CRA-SP”, explica o presidente. 

Ele ainda reforça que o grande número de denúncias recebidas neste primeiro ano de atividade do Canal Ético, especialmente na área de fiscalização de profissionais e empresas que atuam irregularmente, demonstra que as pessoas estão mais conscientes do seu papel na busca por uma sociedade mais ética. “Todos temos responsabilidade nessa missão. As organizações precisam criar e estabelecer canais seguros para que todos tenham coragem de denunciar aquilo que é irregular, assim como os cidadãos também precisam estar atentos àquilo que pode ser fiscalizado”, defende Whitaker. 

Além do seu Canal Ético, o CRA-SP ainda mantém outras ferramentas para atendimento ao público. A sua ouvidoria, por exemplo, responsável por tratar casos do dia a dia, também acolheu muitas demandas em 2023. No total, foram 280 relatos efetivos, sendo 112 solicitações, 76 reclamações, 57 pedidos de negociação, 20 denúncias, quatro sugestões, dois elogios e nove contatos diversos. 

Além do site, o Canal Ético do CRA-SP também acolhe relatos realizados pelo e-mail cra-sp@canaletico.com.br e telefone 0800 591 4196 (atendimento humanizado nos dias úteis, em horário comercial). 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Cinco membros da Loja Maçônica de Búzios foram elevados ao grau de Mestre

Lançada segunda edição em espanhol de “Búzios Espiritualidade” na Feira do Livro de Buenos Aires

Flower no Tawa Beach celebra os anos de 1970 a 1990 com a DJ Help

Moradores de Manguinhos terão 30 dias para conectar-se à rede de esgoto