Pular para o conteúdo
Search

Aumenta a valorização da experiência do paciente

Aumenta a valorização da experiência do paciente
Aumenta a valorização da experiência do paciente

À medida que o setor da saúde evolui, os profissionais de saúde estão cada vez mais focados em não apenas tratar doenças, mas em garantir que a jornada de cuidado seja a mais positiva possível para os pacientes. 

Nesse cenário, a acreditação hospitalar, por exemplo, vem ganhando força. O crescimento da Acreditação ONA, que em 2017 dispunha de 255 hospitais acreditados no país, foi de 54 organizações hospitalares em 2021, o que representa uma média de 13,5 certificações/ano a mais no período e um crescimento de 21,1%, segundo dados do Grupo IBES.

Esse movimento reflete uma mudança paradigmática na medicina, onde a satisfação e o bem-estar do paciente se tornam tão importantes quanto os resultados clínicos.

Estudos recentes apontam para uma correlação direta entre a experiência positiva do paciente e a eficácia do tratamento. De acordo com uma pesquisa publicada na National Library of Medicine, pacientes que relatam altos níveis de satisfação com o atendimento recebido tendem a ter melhores resultados de saúde. 

Além disso, uma boa experiência está associada com a lealdade do paciente, que gera a fidelização e impacta a importância dos programas de qualidade. Pacientes mais satisfeitos também recomendam os serviços de saúde, garantindo sustentabilidade, conforme indica um artigo da Health Science Reports

Para Richard Rivière, cofundador e CEO da empresa Versatilis System, o foco na experiência do paciente também é impulsionado por uma maior transparência e pelas expectativas dos consumidores. Com a disponibilidade de informações online e plataformas de avaliação, os pacientes estão mais informados e exigentes em relação à qualidade do atendimento que recebem. 

Todos esses fatores influenciam os prestadores de serviços de saúde a adotarem práticas que priorizem a experiência do paciente, desde a facilidade de marcar consultas online até a clareza na comunicação e o tempo dedicado durante as consultas.

Nesse sentido, muitos hospitais e clínicas estão adotando tecnologias como o prontuário eletrônico. Segundo uma pesquisa da Revista Brasileira de Terapia Intensiva, 84,6% dos médicos indicaram melhorias na qualidade, e 76,7% indicaram melhorias na segurança com o uso do prontuário eletrônico. 

“O prontuário, agendamento online e a prescrição digital facilitam o acesso dos pacientes aos serviços de saúde, e também promovem uma maior interação entre paciente e profissional, permitindo um acompanhamento mais personalizado e eficiente”, afirma Richard.

Além disso, a humanização do atendimento é uma estratégia cada vez mais valorizada por movimentos como a Slow Medicine, ou Medicina Lenta, por exemplo. Esses movimentos reiteram a importância da empatia, da escuta ativa e da comunicação eficaz, reconhecendo que o aspecto emocional e psicológico desempenha um papel fundamental na recuperação do paciente.

A preocupação com a experiência do paciente reflete uma compreensão mais ampla da saúde, que inclui aspectos físicos, emocionais e sociais. 

Assim, ao colocar o paciente no centro do processo de cuidado, esses profissionais acreditam que não somente melhoram a qualidade do atendimento, mas contribuem para a construção de um sistema de saúde mais sustentável e eficiente.

Este foco renovado na experiência do paciente é um testemunho da evolução contínua do setor de saúde que, atualmente, busca ir além de curar, garantindo que cada paciente se sinta valorizado e respeitado em sua jornada de cuidado.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.