Search
Degradê com CSS

Pós-bariátrica exige atenção para a Síndrome de Dumping

Pós-bariátrica exige atenção para a Síndrome de Dumping
Pós-bariátrica exige atenção para a Síndrome de Dumping

Em média, 2,3 bilhões de adultos de todo o mundo devem viver acima do peso em 2025, conforme uma projeção divulgada pela Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica). Segundo a estimativa, 700 milhões de pessoas estarão com obesidade já no próximo ano.

Hoje, mais da metade (55,4%) da população brasileira vive com excesso de peso, com IMC (Índice de Massa Corporal) igual ou maior do que 25, ainda de acordo com a entidade. Destes, 57,1% são homens e 53,9% são mulheres. Já a obesidade, por sua vez, afeta 19,8% da população, que têm com um IMC igual ou maior do que 30, entre homens (18,7%) e mulheres (20,7%).

Nesse contexto, ganham destaque medidas como a cirurgia bariátrica que, por sua vez, acompanham a prevenção para a Síndrome de Dumping, conforme alerta do médico cirurgião geral e cirurgião do aparelho digestivo Dr. Leandro Nóbrega.

Ele explica que a Síndrome de Dumping é uma condição que pode ocorrer após cirurgias bariátricas, como a gastrectomia ou bypass gástrico. “O sintoma do Dumping acontece quando o conteúdo do estômago é esvaziado no intestino delgado muito rapidamente, mais rápido do que o usual, e é despertado quando um recém-operado não se alimenta adequadamente”.

Leandro Nóbrega possui especialidade de cirurgia videolaparoscópica e cirurgia bariátrica. Também auxilia no tratamento de pacientes que necessitem de atendimento especializado, realizando procedimentos cirúrgicos de forma minimamente invasiva. 

Segundo Leandro Nóbrega, a Síndrome de Dumping pode levar a uma série de sintomas que são geralmente classificados em dois grupos: precoce e tardio. “Os sintomas precoces ocorrem dentro de uma hora após comer, e podem incluir em alguns pacientes: náuseas, vômitos, gases, dor abdominal, cólicas, fadiga e tontura. No caso de sentir esses sintomas, é necessário um cuidado maior durante a alimentação.”

Ainda de acordo com o médico, caso estes sintomas apareçam em pacientes recém cirurgiados, surgirão em algumas horas depois de comer e estão relacionados à baixa de açúcar no sangue, com sinais como fraqueza, cansaço, dificuldade de concentração, sonolência e desmaios. Neste caso, o paciente que sentir algum inconveniente, deve procurar seu médico para que ele o oriente sobre sua alimentação.

Segundo Nóbrega, para minimizar o desconforto da síndrome, as medidas incluem comer pequenas refeições ao longo do dia ao invés de grandes refeições, evitar alimentos muito doces ou gordurosos que possam acelerar o esvaziamento do estômago, mastigar bem os alimentos e comer devagar.

“É aconselhável, também, não beber líquidos durante as refeições, pois podem acelerar o esvaziamento do estômago”, adverte. Além disso, pode ser útil deitar-se após as refeições para retardar o esvaziamento do estômago.

“A orientação nutricional personalizada e o acompanhamento regular com profissionais de saúde também são essenciais para ajustar a dieta conforme necessário e para monitorar o progresso do paciente”, ressalta Nóbrega.

O Dr. Leandro Nóbrega pontua que o indivíduo que sentir algo parecido com dumping deve procurar seu cirurgião e este vai alinhar com o nutricionista da equipe o melhor tratamento.

O médico ainda informa que, na grande maioria das equipes de cirurgia bariátrica, há a presença de um nutricionista mais experiente na alimentação do bariátrico, e por esta razão, se há um acompanhamento mais próximo e uma adaptação alimentar que favorece o bem-estar do paciente, qualquer sintoma ou a prevalência da síndrome pode ser minimizada.

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/drleandronobrega/

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!