Pular para o conteúdo
Search

Autoestima ajuda superar transtornos mentais em mulheres

Autoestima ajuda superar transtornos mentais em mulheres
Autoestima ajuda superar transtornos mentais em mulheres

Após a consultoria Think Olga divulgar que 45% das mulheres passam por algum transtorno mental, no pós-pandemia, a chegada do Dia Internacional da Mulher reacende a necessidade de discussão sobre o bem-estar mental e psicológico delas. O relatório “Esgotadas: o empobrecimento, a sobrecarga de cuidado e o sofrimento psíquico das mulheres” a cada 10 pessoas que precisam de acompanhamento psicológico no Brasil, 6 são mulheres, no pós-Covid.

Para a psicóloga e escritora Leila Favrin, a expressão “transtorno mental” engloba uma série de condições capazes de afetar o humor, o raciocínio, o sono e o comportamento das mulheres, o que pode impactar as relações interpessoais dela. 

“Durante a pandemia, sentimentos como medo de morrer, solidão, morte de entes queridos, luto, preocupações financeiras, foram dados importantes para o surgimento desse quadro. A sobrecarga de trabalho e a preocupação dentro de casa,  o confinamento  com doentes, o convívio mais íntimo com parceiros agressivos e, por vezes, violentos, emocional ou fisicamente, também desestabilizam ainda mais o equilíbrio dessa mulher”, aponta Favrin.

A autora do livro “Semilouca”, lançado pela Editora Viseu, também destaca os desafios emocionais de mulheres em diversas condições, e reflete que as dificuldades que a mulher enfrenta na atualidade dependem muito da identidade social delas. 

“Dependendo do nível social, algumas podem ser mais conformadas, com esse tipo de situação. Por outro lado, percebo que a autonomia é fundamental para as mulheres. Porém, essa cobrança acaba trazendo conflitos internos para essa mulher, que acaba vivendo em uma situação de ambivalência”, diz.

Os dados da pesquisa confirmam a colocação da profissional, já que traz um percentual de 86% de mulheres que dizem estar sobrecarregadas com o nível e quantidade de responsabilidades, seja no ambiente de trabalho ou no doméstico.

A pesquisa vai além, mostrando ainda que as dificuldades financeiras enfrentadas por cuidadoras e mães-solo são a principal causa de impactos na saúde mental de mulheres com esse perfil, o que se soma ainda à sobrecarga de responsabilidades.

“Será necessário mexer em relacionamentos tóxicos que alimentam essa baixa auto estima. Questionar-se. Expressar-se. Entender que motivos  a impelem à auto sabotagem, obscurecendo a sua primeira natureza. Provavelmente ela vai aprender a dizer não para situações opressoras que bloqueiam suas emoções genuínas”, considera Leila.

Ela destaca ainda a importância das temáticas no campo social, onde as questões identitárias e sociais precisam ser consideradas para que todas as mulheres alcancem o bem-estar psicológico. “Essa é uma época marcada por um turbilhão de mudanças e desafios, onde o equilíbrio emocional se tornou uma busca constante e fundamental para todas nós”, Conclui.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Shopping Plaza Rio das Ostras realiza última feira de adoção de cães e gatos do ano neste sábado

Praça Veríssimo de Mello é palco da 8ª Jornada Mundial dos Pobres em Macaé

Firjan SESI encerra inscrições para projetos culturais neste domingo (24)

Feira “Bora Trabalhar” promete oportunidades e conexões em Cabo Frio

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.