Pular para o conteúdo
Search

Governança e Reputação são discutidas em evento no IBGC

Governança e Reputação são discutidas em evento no IBGC
Governança e Reputação são discutidas em evento no IBGC

A reputação corporativa é mais do que um simples ativo, ela pode ser um elemento fundamental na definição de sucesso ou fracasso de uma empresa. Este foi um dos temas que o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa levou para o Governança 360, nesta segunda-feira, 27 de novembro, o Governança 360. O encontro reuniu associados e não associados do Instituto com o objetivo de debater e aprofundar as discussões sobre governança corporativa, riscos reputacionais e cases de sucesso e fracasso em relação ao assunto, dentre outros. 

O painel “Integridade e Ética como Alicerces da Reputação Corporativa” foi uma parceria das comissões de risco, ética na governança e conselhos do futuro do IBGC, teve a mediação de Tânia Magalhães, executiva de Comunicação Corporativa e Riscos Reputacionais, além de membro da comissão de riscos corporativos do IBGC, e contou com a participação de Thyago Mathias, diretor-geral da LLYC Brasil, Priscilla Branco, gerente sênior de Opinião Pública e Reputação Corporativa da Ipsos, e Junia Nogueira de Sá, board member em organizações e empresas e delegada do Women 20/G20 no Brasil. 

Durante o evento, Thyago destacou a atuação da LLYC e os estudos realizados pela consultoria sobre o tema e citou o DAS ESG, que teve sua segunda edição com foco em Governança lançada em outubro no mesmo IBGC. O jornalista e advogado ressaltou a ineficácia da posse de selos de certificação sem a prática efetiva de compromisso com princípios éticos, citando casos recentes, como os das vinícolas Salton e Aurora, que mesmo signatárias do Pacto Global e com selo ‘Great Place to Work’, estiveram envolvidas em situações de trabalho escravo.

Os debatedores discutiram a importância da construção de uma reputação sólida e da manutenção da integridade das companhias ao longo do tempo para assegurar a confiança de stakeholders e o sucesso duradouro de qualquer organização. Tânia destacou que “a reputação de uma empresa pode levar anos para ser construída, mas  segundos para ser destruída. O risco reputacional está no cerne das preocupações de qualquer empresa que busca manter credibilidade, confiança e posição no mercado”. Priscilla embasou a discussão com dados de pesquisas recentes realizadas pela Ipsos, ressaltando a importância de estabelecer confiança na marca. Na análise, ela reforçou como a reputação pode construir valor presente, mas, também, desempenha um papel fundamental na sustentação e crescimento do negócio a longo prazo.

Para Junia Nogueira de Sá, a reputação não é um bloco monolítico. Segundo ela, a quantidade de prêmios conquistados por uma empresa é apenas um indicador superficial e, por vezes, limitado para avaliar sua reputação real perante seus stakeholders e o mercado. Todos os debatedores concordaram sobre a importância  de dados e planos de contingência que sejam capazes de mapear possíveis crises, servindo de base para estratégia comunicacional, preparação de porta-vozes e  definição de mensagens-chave específicas para cada stakeholder. Thyago ressaltou que “a comunicação é um elemento transversal que permeia toda a empresa, sendo essencial realizar uma análise completa da operação. Isso inclui a atualização constante da matriz de risco e a habilidade de conduzir uma gestão de crise de forma eficiente.” Para ele, a comunicação com stakeholders é o alicerce na construção da reputação corporativa e erros nessa comunicação podem comprometer a trajetória da companhia junto ao mercado, seus pares e colaboradores.

Uma das conclusões do debate é que a reputação vai além da percepção pública, sendo o reflexo da confiança, integridade e conduta ética de uma organização. É essencial discutir como princípios éticos sólidos e práticas de integridade e transparência alinhadas com a estratégia de cada empresa, moldando a confiança, a credibilidade e determinando a longevidade das organizações no mercado.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.