Search
IRES realiza pesquisa nacional sobre ESG
IRES realiza pesquisa nacional sobre ESG

O mundo passa por grandes transformações sociais e ambientais e, com elas, a importância de adotar mudanças nessas áreas se mostra cada vez mais urgente na sociedade. Por isso, o IRES – Instituto de Responsabilidade Socioambiental da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, acaba de compilar os resultados da sua 15° Edição da Pesquisa Nacional sobre Sustentabilidade nas organizações e aplicação das dimensões ESG.

O estudo apontou que 97,3% das organizações pesquisadas têm a sustentabilidade integrada à sua visão estratégica. Dentre elas, 73% das organizações desenvolvem ações sociais e ambientais. Tendo como beneficiários dos projetos de sustentabilidade, 64,9% a comunidade em geral e 54,1% os jovens.

Além disso, o estudo apontou que 78,4% das empresas sinalizaram a adoção de práticas mais responsáveis e preocupadas com o meio ambiente e passaram a reciclar seus resíduos. Dentre elas, 24,3% compensam com plantio de árvores e utilização de créditos de carbono.

Outro lado da pesquisa

A pesquisa também apontou que dentre as empresas participantes ainda é necessário ampliar a consciência ambiental: 54,1% não possuem políticas formais de compras de materiais verdes ou ambientalmente certificados e 51,4% não desenvolvem nenhuma ação voltada à logística reversa.

Além disso, 64,9% das organizações não possuem um Sistema de Gestão Ambiental implantado, auditado e certificado; 73% não realizam o Inventário de Emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa); 75,7% não têm indicadores e metas de redução de GEE (Gases de Efeito Estufa) e 75,7% das organizações não têm plano de compensação das emissões;

Vale lembrar que empresas preocupadas com o meio ambiente, são mais bem vistas por funcionários e fornecedores, que passam a valorizar cada vez mais o espaço de trabalho. Assim como os clientes, que vêem essas empresas com mais credibilidade.

Panorama ESG

O estudo também apontou um paradoxo no segmento: mesmo que apenas 45,9% das empresas tenham políticas claras de sustentabilidade baseada no ESG, quase 62,2% das organizações disseram que desenvolvem a Matriz de Materialidade como ferramenta de alinhamento das suas dimensões ESG (Environmental, Social e Governance, que em tradução significa ambiental, social e governança) na percepção junto aos grupos e indivíduos.

Na questão sobre a diversidade, para 73% e 76% das organizações sinalizaram que consideram e promovem ações de contratação e de políticas de apoio à diversidade. E 64,9% apoiam as mulheres para cargos de liderança. Entretanto, 30% das organizações não cumprem as cotas de inclusão de PCD´s, mesmo tendo a lei das cotas 8213/91 e regulamentada apenas em 2000, em que as empresas devem destinar de 2% a 5% das vagas.

“O estudo é uma fotografia do momento que as empresas estão passando e o seu envolvimento na adoção dos conceitos ESG e outras práticas sustentáveis. O que importa é que estas organizações possuem uma conscientização sobre o tema e o papel do IRES é fornecer as melhores práticas e experiências de gestão para auxiliá-las na implementação dessas ações e apoiar nessa jornada de transformação”, afirma Lívio Giosa, coordenador geral do IRES. 

A pesquisa de alcance nacional abrangeu companhias de todos as regiões do país, com 6975 empresas alvo, sendo 33% de grande porte, 56% de médio e 11% de pequeno porte. Destes percentuais, houve um retorno de 1138 empresas, sendo 16,5% empresas responderam.  4% e 2% respectivamente são de empresas públicas, em nível municipal, estadual e federal. O resultado servirá de modelo para que o Instituto desenvolva uma cartilha de orientação aos dirigentes para aplicação de ESG. Além de uma série de atividades como palestras e fóruns dedicados ao tema.

 

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Macaé inicia campanha de matrícula escolar 2025

Efeito G20: Visit Rio projeta aumento de 20% nos eventos em 2025

Atleta de Búzios conquista medalha de prata em campeonato europeu de jiu-jitsu

Inscrições para VI Concurso de Presépios Natalinos da Froc estão abertas

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

A reprodução parcial deste conteúdo por veículos de comunicação é permitida desde que contenha crédito à Prensa de Babel na abertura do
texto, bem como LINK para o site "www.prensadebabel.com.br"
A supressão da fonte pode implicar em medidas de acordo com a lei de direitos autorais.