Pular para o conteúdo
Search

Brasil sofreu 103 bilhões de ataques cibernéticos em 2022

Brasil sofreu 103 bilhões de ataques cibernéticos em 2022
Brasil sofreu 103 bilhões de ataques cibernéticos em 2022

De acordo com um levantamento elaborado pela Fortinet, empresa global especializada em cibersegurança, em 2022, a América Latina e o Caribe sofreram juntos mais de 360 ​​bilhões de tentativas de ataques cibernéticos. Segundo o estudo, o Brasil foi o segundo maior alvo dos cibercriminosos, recebendo 103 bilhões de tentativas de ataque, ficando atrás apenas do México, que sofreu 187 bilhões de todos os casos registrados.

Já o relatório anual da The State of Ransomware da empresa de segurança digital Sophos, que entrevistou líderes de companhias de médio porte em 14 países, apontou que, em 2022, cerca de 70% das empresas brasileiras que participaram da pesquisa sofreram ataques de ransomware, um tipo de ataque virtual que “sequestra” dados e sistemas operacionais, tornando-os inacessíveis por meio de criptografia, sendo exigido o pagamento de resgate para desbloqueá-los.

“Em um mundo no qual a digitalização permeia todos os aspectos de nossas vidas, a segurança da informação tornou-se imprescindível, sendo urgente que empresas e organizações adotem medidas proativas e estratégias robustas para a proteção de dados”, alerta Luiz Madeira, CEO da GW Cloud Company, especializada em gestão multicloud.

Diante de um cenário de desafios crescentes para a cibersegurança, Madeira avalia que a implementação da chamada segurança distribuída pode desempenhar um papel crucial na mitigação de problemas decorrentes de ameaças cibernéticas.

“A segurança distribuída, marcada pela descentralização de processos, destaca-se por sua capacidade de oferecer uma defesa robusta e adaptativa, diluindo os riscos associados aos sistemas centralizados”, ressalta o especialista.

O CEO da GW Cloud Company destaca ainda que a segurança compartilhada valoriza a colaboração entre empresas, governo e outros stakeholders, o que é crucial para construir uma rede de defesa mais abrangente e eficaz entre clientes, provedores e parceiros.

“Na era da hiperconexão e de ameaças cibernéticas sempre em evolução, a segurança distribuída tem se mostrado cada vez mais uma necessidade imperativa a fim de garantir um futuro digital seguro e resiliente”, avalia.

Para saber mais, basta acessar InsideCloud ou Newsletter LinkedIn

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.