Search

Casa de Maria lança coleção Capiba em São Paulo e Recife

Casa de Maria lança coleção Capiba em São Paulo e Recife
Casa de Maria lança coleção Capiba em São Paulo e Recife

Depois do lançamento em São Paulo, na Casa Nordestesse do Shopping Iguatemi, onde continuará sendo vendida, a Coleção Capiba será lançada em evento na sede do Aria Social, no Grande Recife, em 12 de dezembro. A coleção de bolsas, acessórios e itens de decoração tem direção criativa da designer Luly Vianna, inspirada nos figurinos de Beth Gaudêncio para o musical “Capiba, pelas ruas eu vou”, que comemorou os 30 anos do Aria Social. O lançamento será num desfile em parceria com as marcas pernambucanas Caroll Falcão (roupas de linho), Vitalina (sandálias) e Verde Joias, que desenvolveram peças especialmente para a ocasião, em harmonia com a Coleção Capiba. 

A Coleção Capiba tem o crochê como destaque e traz nove modelos de bolsa (além de pochete, mochila e carteiras), chapéu bucket e até chaveiros. Seis modelos de almofadas, quatro modelos de vaso e uma fruteira são os objetos de decoração que completam a coleção. “Criamos com os artesãos da Casa de Maria uma coleção que apresenta a alma pernambucana por meio do espírito vibrante do frevo e inova a forma de trabalhar com crochê”, diz a designer Luly Vianna. Os produtos são agrupados em cinco temas: frevo, Missa Armorial, papangu, carnaval anos 30 e rosa amarela, dentro do universo do compositor pernambucano. As peças são confeccionadas com materiais sustentáveis, como barbante ecológico, fio de seda, brim, junco e palha de jornal.

A Casa de Maria foi fundada em 2017 e tem como missão impulsionar o empreendedorismo social das mães e outros familiares dos alunos do Aria Social por meio da capacitação em um artesanato que tem como base a sustentabilidade e as tradições locais. Nasceu dentro do Aria Social, quando as mães e responsáveis dos alunos começaram a trocar experiências em crochê enquanto aguardavam seus filhos nas aulas. O movimento foi percebido pela presidente do Aria Social, Cecília Brennand, que encampou a ideia e passou a oferecer oficinas de artesanato nas instalações do Aria. Passados seis anos, a Casa de Maria se firma como um ponto de apoio, aprendizado e convivência, onde mães e familiares de alunos encontram suporte para impulsionar seus sonhos, garantindo a capacitação profissional e o empoderamento e gerando renda para mais de 140 famílias em situação de vulnerabilidade econômica assistidas diretamente todo ano. O objetivo é fomentar a produção e comercialização de acessórios e objetos de decoração feitos manualmente, com insumos em sua maioria reciclados. As artesãs da Casa de Maria são remuneradas pelas peças produzidas e vendidas pelo projeto, com parte do valor revertida para a manutenção da instituição.

A cada temporada, um designer conhecido nacionalmente assina uma coleção em conjunto com as artesãs do projeto: o mato-grossense Sergio Mattos, a carioca Marcia Kemp (da marca de bolsas Nanacay) e a pernambucana Gisela Moraes são alguns dos criativos que já assinaram coleções para Casa de Maria. Os sousplats feitos com Sergio Mattos também estarão à venda na Casa Nordestesse do Iguatemi.

A Casa de Maria é o braço empreendedor e de design do Aria Social. Criado em 1991 pela bailarina Cecilia Brennand, o Aria é, desde 2004, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que educa e profissionaliza através da arte. Sua missão é “promover a transformação humana através da arte-educação de qualidade, oferecendo a formação e profissionalização em música e dança a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social”. O Aria Social cerca de 450 crianças e jovens entre 6 e 25 anos, com aulas de dança e música, atividades complementares como português e raciocínio lógico e, ainda, atendimento psicológico.

Localizado em Jaboatão, na Grande Recife, no mesmo prédio onde crianças e jovens se profissionalizam em dança e música, o Casa De Maria hoje tem loja própria e espaço para oficinas de tricô; bordado com pedraria; tecelagem em jornal; crochê; macramê; costura iniciante e avançada. A origem do nome Casa de Maria vem da fusão do “m” de mãe com a palavra Aria. “Foi uma maneira que encontramos de homenagear tanto o projeto que nos deu luz como aquelas que por meio de suas mãos nos ajudam a tecer essa história”, diz Cecília Brennand.

Serviço:

Onde encontrar a Coleção Capiba:
Casa Nordestesse – loja pop-up no Shopping Iguatemi SP
Loja física e showroom: Aria Social – Av. Ayrton Senna da Silva, 748 – Piedade – Jaboatão dos Guararapes-PE – 54410-240
Instagram: @projetocasademaria
Compras online: 81 99442-8231 (WhatsApp)

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Macaé inicia campanha de matrícula escolar 2025

Efeito G20: Visit Rio projeta aumento de 20% nos eventos em 2025

Atleta de Búzios conquista medalha de prata em campeonato europeu de jiu-jitsu

Inscrições para VI Concurso de Presépios Natalinos da Froc estão abertas

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

A reprodução parcial deste conteúdo por veículos de comunicação é permitida desde que contenha crédito à Prensa de Babel na abertura do
texto, bem como LINK para o site "www.prensadebabel.com.br"
A supressão da fonte pode implicar em medidas de acordo com a lei de direitos autorais.