Pular para o conteúdo
Search

Aumenta o interesse no procedimento de cirurgia bariátrica

Aumenta o interesse no procedimento de cirurgia bariátrica
Aumenta o interesse no procedimento de cirurgia bariátrica

Dados fornecidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCM) apontam que, em 2022, foram realizadas 65.256 cirurgias bariátricas por planos de saúde, um aumento significativo em relação a 2021, quando foram realizadas 57.152 intervenções no mesmo setor de convênios médicos. Este número cresce de acordo com a taxa de brasileiros que estão em situação de obesidade grave.

O procedimento não serve apenas como um diminuidor de peso, ele também ajuda no combate de enfermidades, como: câncer, diabetes tipo 2, esteatose, doenças cardiovasculares, entre outras. 

Para o Dr. Leandro Nóbrega, Cirurgião Digestivo/Bariátrico CRM PB7689, RQE 4906/6303, existem muitos gatilhos que levam a essa conjuntura: “O estilo de vida sedentário, aliado a dietas ricas em alimentos processados e com alto teor calórico, contribuiu para o aumento dos índices de obesidade no país”, diz. “Em segundo lugar, o reconhecimento dos benefícios a longo prazo da cirurgia, não apenas na perda de peso, mas também na melhora de comorbidades associadas à obesidade, aumentou a confiança nesse tipo de procedimento cirúrgico.” 

Segundo o médico, outro ponto vem influenciando positivamente a procura pelo tratamento: a crescente conscientização sobre os riscos associados à obesidade e o maior acesso à informação. 

Em relação aos riscos que a operação pode trazer, o doutor Leandro Nóbrega comenta: “Em casos de obesidade extrema, os riscos associados à condição frequentemente superam os riscos do procedimento cirúrgico”, pontua. “Além do que, quando bem conduzida e seguida de acompanhamento médico e multidisciplinar, pode ser um divisor de águas na vida de um paciente, dando-lhe uma nova oportunidade de viver de forma saudável e plena”.

Porém, a cirurgia bariátrica caminha lado a lado com um processo de reeducação completo. Aderir a um estilo de vida mais saudável, seguir todas as orientações médicas, tal como um acompanhamento psicológico e nutricional, precisam ser implementados para que a mudança no corpo seja permanente, equilibrada e saudável, adverte o médico.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.