Search

Hábito de ingerir água evita problemas causados pela desidratação

Hábito de ingerir água evita problemas causados pela desidratação
Hábito de ingerir água evita problemas causados pela desidratação
Ouça agora
Getting your Trinity Audio player ready...

desidratação é um problema de saúde que se caracteriza pela baixa concentração não só de água, mas também de sais minerais e líquidos orgânicos no corpo, a ponto de impedir que ele realize as funções normais. A condição ocorre quando a quantidade de perda de líquidos é maior que a reposição no organismo, sendo mais   comum em dias com temperaturas elevadas e, principalmente, durante o verão, devido à exposição ao calor e a pouca ingestão de água.  

O médico nefrologista Dr. João Luiz Carneiro, do Hospital VITA, em Curitiba, relata que a desidratação pode afetar pessoas de todas as idades, mas idosos e crianças (especialmente recém-nascidos e lactentes) são as mais vulneráveis.

Segundo ele, dentre os sintomas mais comuns estão mal-estar e fraqueza, ressecamento de mucosas, como olhos, nariz e boca, longos períodos sem urinar, aumento da irritabilidade, câimbras, tontura, dor de cabeça e enjoo. Além disso, em quadros mais graves, podem ocorrer vômito, hemorragia, alterações de consciência, desmaio, disfunção de múltiplos órgãos e até risco de morte. 

O médico explica que o volume ingerido de líquido diariamente deve ser equivalente às perdas que o corpo sofre, incluindo a transpiração resultante de atividades físicas e do clima. Algumas variáveis podem alterar na quantidade diária de consumo de água, como: esforço físico, idade, gênero, temperatura do local e em caso de gravidez.

quantidade de água que deve ser ingerida varia de acordo com o peso da pessoa, no entanto, em média, a OMS (Organização Mundial de Saúde) aconselha o consumo médio de dois litros de água potável por dia para adultos. Para saber a quantidade necessária de ingestão diária de água basta calcular por meio da fórmula matemática: 35 ml X peso corporal em quilos (o valor deve ser número inteiro). 

De acordo com o nefrologista, o corpo humano é composto por 60% a 70% de água, a qual é responsável pela hidratação, já que leva sais minerais e nutrientes até as células e elimina as substâncias tóxicas do organismo, pelo suor e pela urina. Ao ingerir água, ela é enviada a todas as células para que cada uma delas execute as funções de forma adequada. “Inúmeras funções corporais, vitais para a sobrevivência, dependem da água, como transporte sanguíneo, absorção de nutrientes, filtragem de substâncias, transpiração e controle da temperatura. A água é necessária para que o organismo funcione corretamente. Além disso, há uma série de elementos químicos presentes na água que são fundamentais para a saúde e bem-estar”, ressalta o nefrologista. 

O Dr. Carneiro alerta que se a pessoa não tomar a quantidade adequada de água, ela vai ficar com pouco líquido nos rins, o que é prejudicial para todo o funcionamento do corpo. “Quando o rim percebe que há pouco líquido no organismo, ele concentra a urina como reserva de água. Nesses casos, podem se formar pedras nos rins e na bexiga, o chamado cálculo renal, explica o médico. 

Para evitar problemas de saúde, em períodos de temperaturas mais quentes é necessário redobrar a atenção quanto à ingestão de água. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no calor e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. “A água participa de vários processos metabólicos, como a manutenção da temperatura do corpo, funcionamento dos rins e intestinos, por isso nunca pode ser esquecida”, salienta o Dr. Carneiro. 

Para prevenir a desidratação, o Dr. Carneiro recomenda que além de ingerir muita água, deve-se consumir alimentos in natura ou minimamente processados, usar roupas adequadas para a estação e permanecer em ambientes bem arejados e, preferencialmente, na sombra.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Niterói: Instituto Vital Brazil lança “Ciência no Jardim” com foco em educação infantil

Prefeitura de Búzios expande aulas de Capoeira gratuitas para crianças e adultos

Búzios é sede do 5º Congresso Lagos Dor

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!