Search
Degradê com CSS

Humanidade esgota recursos naturais para 2024

Humanidade esgota recursos naturais para 2024
Humanidade esgota recursos naturais para 2024

A humanidade está utilizando os recursos naturais a uma taxa 1,7 vezes superior à capacidade dos ecossistemas do planeta de se regenerarem, segundo um alerta da organização internacional Global Footprint Network. No relatório “Estimating the Date of Earth Overshoot Day 2024” – Estimando a data do Dia da Sobrecarga da Terra em 2024, em português – a organização revela que, a partir de 1º de agosto, a humanidade esgotou todos os recursos naturais disponíveis para 2024, começando a consumir os recursos de 2025.

De acordo com o relatório, em 1971, a capacidade dos recursos naturais ainda cobria praticamente todo o ano. Em 1993, esse limite foi alcançado apenas em novembro. A organização internacional destaca que a utilização excessiva dos recursos está afetando negativamente os oceanos, contribuindo para o desmatamento, a erosão do solo, a perda da biodiversidade e o aumento das concentrações de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, o que intensifica o aquecimento global.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) também lança um alerta no relatório “Global Resources Outlook 2024” – Panorama Global de Recursos 2024, em português. De acordo com o documento, na página 10, a extração de recursos naturais triplicou nas últimas décadas, revelando uma crescente disparidade entre países industrializados e de baixa renda quanto às causas da crise ambiental. O relatório prevê, ainda, na página 14, que a extração de recursos pode aumentar em até 60% até 2060, prejudicando não apenas as metas climáticas globais, mas também a prosperidade econômica e o bem-estar humano.

Daniel Maximilian Da Costa, fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), reforça a necessidade urgente de uma mudança no mundo empresarial. Com base na publicação “Mundo Empresarial, Sustentabilidade e Oportunidades”, publicada na página 31 da “Quality Magazine”, ele enfatiza a importância de integrar práticas sustentáveis nas estratégias corporativas.

“É necessário considerar essa realidade. Líderes precisam adotar políticas de responsabilidade social corporativa que incluam objetivos de sustentabilidade. Isso se traduz em iniciativas como o uso de energia renovável, a redução das emissões de carbono e a gestão eficiente dos resíduos, contribuindo para a preservação dos recursos naturais”, afirma.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!