Menu

Cidades

Empresas adotam gestão ambiental para conciliar lucro e conservação

Conforme, estabelecido na Constituição Federal de 1988 sobre a obrigação do Poder Público e da coletividade em manter um ambiente equilibrado, o art. 225 torna-se um alicerce legal para a obrigação do Poder Público e da coletividade em defender e manter a harmonia entre produção e preservação.

Nesse contexto, segundo o Portal da Horizonte Ambiental os sistemas de gestão ambiental surgem para reduzir e controlar impactos ambientais das organizações. Além de educar colaboradores sobre responsabilidades ambientais e estabelecer estruturas sólidas para a preservação, promovendo mudanças positivas. 

Segundo o mesmo portal, a gestão ambiental refere-se à implementação de práticas e processos destinados a administrar e controlar os impactos ambientais provenientes das atividades humanas. Em conformidade com normas como a NBR ISO 14001, a companhia mantém seus processos produtivos devidamente controlados.

No contexto normativo, o empreendimento assegura a regularização ambiental, fornecendo informações sobre o estado atual desse sistema. Além disso, identifica e comunica os riscos ambientais associados às suas atividades, apresentando medidas adotadas para mitigar esses riscos.

Plano de gestão ambiental

No universo corporativo, a compreensão e aplicação da gestão ambiental surgem como facilitadoras no desenvolvimento de estratégias. As empresas estão incorporando Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), que consistem em procedimentos, técnicas e processos para gerenciar e controlar os aspectos e impactos ambientais de suas operações.

Segundo, João Luiz Buso, diretor administrativo-financeiro da Ceasa Paraná “a averiguação é uma fase importante e preparamos a empresa para essa etapa, que identificou possíveis lacunas no sistema de gestão ambiental e as revisões necessárias, que foram realizadas para o processo de busca da ISO 14001”. De acordo com o diretor, ao implementar um SGA eficiente a empresa tem a possibilidade do desenvolvimento de uma estrutura para a proteção do meio ambiente e mudança em relação a condições ambientais e culturais. 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Cabo Frio amplia vacinação contra a gripe influenza para toda a população acima de 6 meses

Coordenadoria-geral de Igualdade Racial de Cabo Frio divulga calendário mensal de atividades

Vacina da gripe é liberada para toda população acima de seis meses em Rio das Ostras

Prefeitura de Cabo Frio interdita parte da Av. Teixeira e Souza, na região central, a partir desta segunda (6)