Em mais um desenrolar do jogo político de Casimiro de Abreu foi decretado nesta quinta-feira (9) o afastamento do presidente interino da Câmara de Vereadores de Casimiro de Abreu, Ademilson Amaral da Silva (Bitó) (PSC). O parlamentar foi afastado por 180 dias por suspeita de envolvimento em um esquema de compra de apoio de vereadores na votação que analisou as contas do ex-prefeito da cidade, Antônio Marcos Lemos Machado, em abril deste ano.
Bitó havia assumido há menos de 30 dias o cargo de presidente no lugar de Rafael Jardim (PSB), que também foi afastado na operação “Os Bastidores” liderada pelo Ministério Publico. Junto com eles, os parlamentares Bruno Miranda (PSB) e Leilson Ribeiro da Silva (Neném da Barbearia) (MDB) também foram suspensos por 180 dias por conta de envolvimento no esquema de compra de apoio. Todos estão sendo investigados.
O Prensa de Babel entrou em contato com o vereador Bitó, mas não conseguiu falar com o parlamentar.
Para o vereador Dr. Adriano, um dos parlamentares eleitos em 2016 e que permanecem na Câmara, as questões políticas atuais do município o entristecem e mostram como a política no município tem que mudar.
“Sempre falo sobre isso durante as sessões na Câmara, mas a política tem que ser transparente para ser confiável. O vereador tem que representar os interesses da população e não os seus próprios. Não podemos ficar vendo situações como essa se repetirem”, comentou o vereador de Casimiro.
Disposição das cadeiras
Depois do afastamento de Bitó quem assume a presidência interina é o vereador Marquinho da Vaca Mecânica (PEN). Os outros parlamentares que vão compor a Mesa Diretora serão: Lelei da Marmoaria, como 1º secretário; Alex Neves, como 2º secretário.
Antes de seu afastamento nesta quinta-feira (9) Bitó tinha informado que os parlamentares suplentes que substituiriam Jardim, Miranda e Neném seriam os seguintes:
Thiago Magalhães, antigo administrador do distrito de Rio Dourado, ocupará a cadeira de Bruno Miranda, ambos são da coligação do PSB. Da mesma coligação e no lugar do parlamentar Rafael Jardim vêm Vitor de Doca, o ex-secretário de Turismo. Carlos de Itamar entrará no lugar de Neném da Barbearia, os dois fazem parte da coligação do partido PSC.