Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Acidentes domésticos aumentam durante as férias escolares

Acidentes domésticos aumentam durante as férias escolares
Acidentes domésticos aumentam durante as férias escolares

Com as férias escolares, aumenta o tempo que as crianças passam em casa e, consequentemente, o risco de acidentes domésticos. No Rio de Janeiro, a Rede Total Care se prepara para um crescimento na demanda por atendimentos pediátricos, já que esse tipo de ocorrência passa a liderar os registros nos serviços de urgência durante os meses de verão.

Dados do Hospital Pasteur mostram que, entre dezembro e fevereiro, há um aumento significativo nos principais acidentes envolvendo crianças. As quedas são as ocorrências mais frequentes, com crescimento de 80% no período. Já os casos de mordedura de animais e queimaduras apresentam aumento de 50%, o que reforça a necessidade de atenção redobrada por parte de pais e responsáveis.

A coordenadora do pronto atendimento do Hospital Pasteur, Sabrina Neber, alerta que a maior permanência em casa, aliada à rotina menos estruturada das férias, favorece situações de risco, principalmente em ambientes como cozinha, lavanderia e áreas externas.

Ela orienta que panelas sejam utilizadas nas bocas de trás do fogão, com os cabos virados para dentro, fora do alcance das crianças. Gavetas com talheres e objetos cortantes devem permanecer trancadas ou em locais altos.

Na lavanderia, a atenção deve ser redobrada com baldes e recipientes com água, que oferecem risco de afogamento, além de produtos de limpeza. Embalagens coloridas e com cheiro forte costumam atrair os pequenos, por isso a recomendação é manter esses itens sempre trancados ou fora do alcance. Para reduzir o risco de quedas, a orientação é instalar redes de proteção em janelas e sacadas, usar portões de segurança em escadas, evitar móveis próximos às janelas e supervisionar brincadeiras em camas, sofás e áreas externas.

Os cuidados também se estendem ao uso de medicamentos, que devem ser armazenados em armários altos, trancados e fora da vista das crianças. Eles nunca devem ser apresentados como "doces" ou "balas", e a automedicação deve ser evitada, mesmo em situações consideradas simples.

Com o verão e as altas temperaturas no Rio de Janeiro, aumenta ainda o risco de afogamentos, inclusive dentro de casa. Piscinas precisam de cercas de proteção e vigilância constante de um adulto. Banheiras, baldes e caixas d’água exigem atenção permanente, já que poucos centímetros de água são suficientes para causar acidentes graves.

A especialista reforça que a prevenção é fundamental para garantir férias mais seguras e orienta que, em caso de qualquer acidente, os responsáveis procurem imediatamente uma unidade de pronto atendimento.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios se prepara para produzir e distribuir cannabis medicinal em menos de um ano

Samba de Iemanjá no Xerelete celebra 2 de fevereiro com música e homenagem à Rainha do Mar

Lua da Deva reúne círculo de cantos e meditação em Búzios neste domingo (1)

Passeio ciclístico Pedal Esporte Verão Macaé abre inscrições para edição de 2026

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]