Pular para o conteúdo
Search

Presidente da Petrobras visita Bacia de Campos e fala de investimentos para os próximos anos

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, visitou a cidade de Macaé, no interior do Rio de Janeiro, em comemoração aos 40 anos da exploração petroleira na Bacia de Campos. Durante uma reunião nesta terça-feira (12) com o prefeito da cidade, Dr. Aluízio Junior, o presidente falou sobre novos investimentos para a estatal. Segundo Parente, cerca de US$ 75 bilhões serão investidos nos próximos cinco anos e parte do investimento será feita na Bacia de Campos.

De acordo com o presidente, a Petrobras trabalha na recuperação financeira, mas está de olho no futuro. “A empresa tem uma dívida muito grande ainda. Estamos trabalhando para a resolver essa questão. Apesar dessa dívida, ainda é a empresa que mais investe no nosso país. Vamos continuar investindo cerca de U$ 15 bilhões por ano. Portanto, para os próximos cinco anos, provavelmente um total de U$ 75 bilhões serão investidos”, informou.

De acordo com o presidente da empresa, sua presença na cidade foi uma visita completa, iniciada pela plataforma P-56, nesta segunda-feira (11), passando pela base de Imbetiba, onde ele se reuniu com a força de trabalho e, finalizada com uma reunião no gabinete de Dr. Aluizio.

A diretora executiva de Exploração e Produção, Solange Guedes; o gerente de Operação e Manutenção de Produção na Unidade de Operações de Produção e Exploração da Bacia de Campos (UO-BC/OPM), Marcelo Batalha; o vice-prefeito, Vandré Guimarães; secretários e empresários de Macaé participaram da reunião.

Para o prefeito foi uma reunião extremamente generosa, uma agenda inusitada, que marca novos eventos e novos investimentos. Presente ao encontro, empresários e pessoas que viveram o petróleo nos últimos 40 anos e que contaram um pouco da importância e perspectiva dentro do município.

“A região está pronta para o recomeço, se preparando para um novo ciclo fundamental não só para a região mas para todo o Brasil. Isso demonstra o vigor que a região ainda tem. Temos sinais diretos de investimentos de U$ 3.5 bilhões pela Petrobras junto com a Exxon. Temos o anúncio da licitação para a reforma de 39 plataformas, gerando três mil empregos diretos. Um recomeço com eficiência, competência, com novos empregos e evitando o desperdício”, pontuou Dr. Aluízio.

Para Pedro Parente, essa visita marca os 40 anos da Bacia de Campos. “Apenas viemos trazer à prefeitura e ao representante do poder público nosso agradecimento pela forma com que a cidade nos recebeu nesses últimos 40 anos e que outros 40 anos também sejam positivos na geração de riquezas. Vamos apresentar nos próximos dias a revisão do Plano de Negócios, que irá conter investimentos relevantes na região no ponto de vista qualitativo. A visão é muito positiva”, explicou o presidente da Petrobras.

O anúncio de investimentos pela Petrobras em reformas de 39 plataformas de petróleo na Bacia de Campos, visando aumentar a produção, poderá receber investimentos de R$ 3 bilhões e gerar, pelo menos, três mil empregos diretos, de acordo com projeções da Abespetro, associação que reúne empresas prestadoras de serviços para a indústria petrolífera.

O Plano de Negócios e Gestão 2017-2021 da Petrobras prevê que 82% deste valor será direcionado para a área de Exploração e Produção. Nas demais áreas de negócios, os investimentos serão destinados, basicamente, à manutenção das operações e aos projetos relacionados ao escoamento da produção de petróleo e gás natural, sendo 17% Refino e gás natural e 1% para as demais áreas.

Menos royalties, mais empregos
Sobre a redução da alíquota dos royalties de 10% para 5%: “É muito importante entender a lógica da proposta. A lógica da proposta é simples. Se os royalties são mantidos nesse nível inicial, será o momento que com esse valor somos obrigados a interromper a operação porque ela não dá retorno. Mas se os royalties são reduzidos, nós podemos prosseguir com essa exploração e mesmo utilizar parte dessa redução para investir na melhoria dos campos. Portanto, não se trata de reduzir pagamento de royalties. Na realidade falamos em aumentar o pagamento de royalties. Por quê? Porque ao fazer essa redução em determinados campos, significa prolongar a vida útil daquele campo”, explicou Pedro Parente.

Conteúdo Prensa de Babel. Republicar citando autor, veículo com link p/ a publicação original

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.