Pular para o conteúdo
Search

Yemanjá recebe presente em Praia de Aquários, no 2º distrito de Cabo Frio

lê Omo Oyá realiza ato religioso com apoio da Prefeitura

Neste domingo (2) se celebra a festa em homenagem e Yemanjá/ Divulgação

Com muita vibração positiva e axé, o Ilê Asè Omò Oyá realizou na tarde deste dia 2 a entrega do presente à Yemanjá. Dezenas de adeptos e de assistentes estiveram presentes tanto no ato religioso como na brincadeira de jonga, samba de raiz que é desenvolvido na casa de candomblé, dentro do projeto social Omo Oyá. A prefeitura de Cabo Frio, pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (Cogepir) ofereceu apoio logístico e de segurança. O evento foi realizado na praia de Aquários em frente no ginásio poliesportivo.


“Pretendemos buscar a união e respeito a nossa cultura. Com o apoio da Cogepir conseguimos fazer na praia. Além do presente à Yemanjá houve apresentação de samba de roda e jongo”, detalhou a yalorixá Cleide Padilha Fuly. A coordenadora geral da Cogepir, Rafaela Oliveira acompanhou a entrega realizada pela manhã na Praia do Forte e depois em Aquários. “Esse ano mais uma vez temos apoiado o presente para Yemanjá. É importante porque a Cogepir é responsável pela valorização e respeito às tradições de matriz africana, dos povos tradicionais. É nossa obrigação zelar por essa tradição, pelas comunidades. O prefeito Dr. Adriano se empenha pessoalmente em cumprir e incentivar a manutenção viva das tradições de nossas raízes, da nossa cultura”.


Na oportunidade Rafaela Oliveira lembrou que no dia 21 de março, declarado Dia Mundial contra o Racismo, com ação itinerante na Praça Porto Rocha e Tamoios. Na oportunidade haverá debates, palestras que abordem o preconceito racial e social. Em fevereiro a Cogepir em parceria com a Cruz Vermelha realizará ação nas comunidades quilombolas da cidade. E em 25 de julho haverá o prêmio Luiz Marin na cidade de Cabo Frio.


Projeto Omozinho

O terreiro lê Omo Oyá reúne os fieis na praia de Aquarius, em Tamoios – 2º distrito de Cabo Frio/ Divulgação

A professora de capoeira e de cultura brasileira, Claudia Krastrup promoveu logo após ao presente, uma roda de jongo e de samba de roda. Ela ministra aulas de dança e capoeira dentro do projeto social Omozinho, que a casa de candomblé mantém atendendo crianças e adultos. “A ideia é levar a cultura brasileira tradicional para dentro do ilè, com o jongo, o samba de roda, o maculelê e a capoeira”. Cláudia ainda é uma das organizadoras do Reconcalagos, um grupo de dança que tem como princípio o estudo e divulgação das danças de roda na região.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.