Búzios realizou na Casa da Mulher Buziana, nesta segunda-feira (07), um Workshop de capacitação profissional, ministrado pelo Programa Empoderadas, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), em parceria com a Secretaria da Mulher de Búzios. Mais de 100 alunas participaram da capacitação.
No Workshop, as mulheres se especializaram nos cursos com técnicas básicas de Desing de sobrancelha, panificação, barbeiro, unhas de agrigel e tranças. Os cursos foram ministrados no período das 13h às 17h. No final dos cursos, todas as alunas receberam Diplomas de capacitação.
A Secretaria da Pasta, Daniela Guimarães, disse que é uma ação muito importante especialmente no dia de hoje, onde se comemora 17 anos da Lei Maria da Penha: “Empoderar mulheres através de sua independência financeira e gerar oportunidades para que ela rompa o ciclo de violência faz parte do caminho para a superação”.
Na ocasião, a aluna do curso de Unhas de Agrigel, Ana Lúcia, disse que estava maravilhada: “Estou rindo à toa, já sou manicure e hoje tive a chance de me aperfeiçoar mais na minha área de trabalho. É maravilhoso, já participo do curso de defesa pessoal do Empoderadas, também já me inscrevi no Curso de Inglês, que começa semana que vêm. Que venha mais cursos, pretendo participar de todos”.
A aluna do curso de Traças, Raquel, disse que é a primeira vez que participa de um curso na Casa da Mulher Buziana: “A professora disse que levo jeito. Eu sempre trancei o cabelo das minhas filhas, agora estou aprendendo as técnicas. Pretendo trabalhar nesta área, porque gosto muito. Aqui, além de aprender uma profissão, também nos ajuda a ter um pensamento positivo, mexe com nossa mente”.
O programa Empoderadas, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), atua na prevenção e enfrentamento à violência contra mulheres, dando a elas consciência das situações de risco e como sair delas, além de ensinar a fundo seus direitos e as leis de proteção.