Eleição ocorreu na última quinta-feira (4) de forma on-line e participaram da reunião os prefeitos de Cabo Frio, Macaé, Búzios, Arraial do Cabo, Rio da Ostras e Maricá
Em reunião por videoconferência que ocorreu na última quinta-feira (4), o prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho, foi eleito o presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), para o biênio 2021/2022. A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, será a vice-presidente e o tesoureiro será o prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Dias Gidalte.
Estavam presentes no encontro os prefeitos José Bonifácio, de Cabo Frio; Alexandre Martins, Búzios; Marcelino Borba, de Rio das Ostras; Welberth Rezende, de Macaé; e Fabiano Horta, Maricá. Além de representantes dos municípios de São João da Barra, Carapebus e também o vice-prefeito de Quissamã, Marcelo Batista e o secretário de Fazenda de Niterói, Fábio Sabença.
A administração municipal de Campos informou que a pauta abordada foi a ação da Ompetro, relacionada a atrasos que ocorreram no passado com relação a royalties e Participação Especial. A expectativa dos municípios é que possam contar com este recurso em breve, para diminuir os efeitos da crise financeira e econômica que enfrentam e que foi agravada pela pandemia da Covid-19.
Fazem parte da Organização 11 municípios produtores de petróleo, são eles: Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Niterói, Quissamã, Rio das Ostras e São João da Barra. Em reunião, ficou definido que será feito convite aos municípios da Zona de Produção Principal (ZPP), entre eles Saquarema, Duque de Caxias, Itaguaí, Paraty, Angra dos Reis, Maricá e Araruama.
Segundo a Prefeitura de Arraial do Cabo, na próxima reunião os prefeitos vão decidir os nomes para os cargos de 1º e 2º secretário.