Wilson Witzel (PMB), que tentava disputar ao governo do Rio, e Antony Garotinho (União Brasil), que tentava disputar para deputado federal, e também todos os candidatos do Partido da Causa Operária (PCO), tiveram suas candidaturas indeferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE), nesta quinta-feira (8). A candidatura da esposa de Witzel, Helena, pela mesma sigla do marido, também foi indeferida pelo TRE.
Os dois principais nomes envolvidos nessa decisão do TER tiveram suas candidaturas rejeitadas por unanimidade, mas ambos podem recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Sobre Witzel os membros do tribunal levaram em consideração a condenação de 2021 à perda do mandato e dos direitos políticos por cinco anos. Garotinho foi condenado em 2018 em um processo que teria desviado mais de R$ 234 milhões dos cofres públicos. No entanto, em julho desse ano, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, atendeu a um pedido da defesa e suspendeu os efeitos da condenação. A decisão havia restabelecido os direitos políticos de Garotinho. No caso do PCO, todos os candidatos foram afetados. De acordo com o TRE, o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários do partido foi indeferido pela ausência de CNPJ. O documento é uma condição de elegibilidade. A sigla vai recorrer da decisão.