Search
Degradê com CSS

Webinar aborda a importância do planejamento territorial nos municípios da Mata Atlântica

amazônia

Com a proximidade das eleições em 2020, especialistas debatem a importância da gestão ambiental se tornar prioridade nos municípios brasileiros

A Fundação SOS Mata Atlântica realiza nesta quinta (30) o webinar “Planejamento territorial nos municípios da Mata Atlântica”. O evento tem como objetivo apresentar um importante instrumento para auxiliar na tomada de decisão de gestores públicos sobre a situação florestal, fundiária e do uso e ocupação do solo. Para isso, mostrará a realidade de 117 municípios da Mata Atlântica. O evento será transmitido pelo Facebook , LinkedIn e YouTube da ONG – ative o lembrete em sua conta destas redes sociais para receber um aviso quando o evento começar. As inscrições para evento devem ser feitas pelo Sympla – quem se inscrever concorrerá a produtos da SOS Mata Atlântica.

Durante o evento será apresentado o estudo “Resumo Fundiário, Uso do Solo e de Remanescentes Florestais de 117 Municípios da Mata Atlântica“, que faz parte de um relatório mais abrangente que reúne uma série de estudos sobre conservação, uso e ocupação do solo no bioma. O objetivo da iniciativa é oferecer conhecimento sobre a situação atual dos municípios para auxiliar gestores públicos na tomada de decisão de políticas públicas ambientais. Além de estatísticas, o relatório traz mapas de todos os municípios analisados. O relatório foi elaborado pela Fundação SOS Mata Atlântica e Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) apoiador do evento. Representando as duas organizações estarão Rafael Bitante Fernandes, gerente de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica, e Vinícius Guidotti de Faria, pesquisador e coordenador de Geoprocessamento do Imaflora.

O webinar também conta com apoio da Associação Nacional de Órgãos Municipais do Meio Ambiente (ANAMMA) e será uma oportunidade para um debate sobre as eleições municipais 2020, do ponto de vista ambiental, bem como a importância dos candidatos e futuros gestores locais incluírem a agenda ambiental como prioridade nos municípios.

Entre os principais instrumentos de gestão ambiental nas cidades da Mata Atlântica está o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), que reúne e normatiza os elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e uso sustentável da Mata. O plano deve ser aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, contando com a participação dos cidadãos.

Sendo asssim, o evento trará um caso de sucesso de implementação de PMMA e de adequação à Lei da Mata Atlântica e ao Código Florestal. Na ocasião, Vanise Sebben, bióloga da Prefeitura de Caxias do Sul e o secretário municipal do Meio Ambiente, Nerio Jorge Susin, contarão o exemplo de implementação do plano na cidade.

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira criada em 1986 para inspirar a sociedade na defesa da floresta mais ameaçada do Brasil. Atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade em prol da restauração da floresta, valorização dos parques e reservas, água limpa e proteção do mar. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!