Search
Degradê com CSS

“Voltei! E avisei: O Mangue é nosso!” – Marcelo Morel

Marcelo Morel Presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Reprodução)
Marcelo Morel Presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Reprodução)

Por um ano cedido ao Tribunal  Regional Eleitoral (TRE) de Búzios atuando como oficial de justiça, o agente ambiental (SISNAMA), Marcelo Morel, está de volta. Retornou a Secretaria de Meio ambiente no dia 1º de dezembro e em sua primeira operação na última sexta-feria (15)  desmantelou, junto com  os policiais miliares da 8ª UPAM e um fiscal  ambiental, um super esquema de ocupação irregular em area de mata atlântica no entorno do raro Mangue de Pedras, bairro Rasa.

Morel e os dois PMs da Upam no dia da operação

 

Tratava-se de um loteamento irregular, que foi diversas vezes embargado pela fiscalização ambiental, mas, de acordo com registros feitos pelo agente, as obras no local não pararam. 

“O Mangue é nosso!”, afirma,no caso o nosso que dizer de todos que querem ver aquele local protegido.   É um recado direto aos grileiros e especuladores.

“Eles [os especuladores] perderam uma casa, a invasão em si, um caminhão de mourão. Desfizemos as cercas do loteamento ilegal. Voltei!”, comemora.

A operação foi exemplar, para os infratores ambientais de Búzios. Morel explica que estava todos os envolvidos, tanto ele,  quanto a Upam e as secretarias, à serviço do promotor. Foi um oficio do Ministério Público (MP)  que gerou uma ordem de serviço do  promotor de justiça da cidade.

O caso dos incêndios 

Foto registra a rede elétrica ilegal montada no local

A ação na ocupação irregular no Mangue de Pedras  também elucidou  a origem  do  incêndio do dia 25  de agosto, registrado por alunos da UFRJ que faziam pesquisa no local, conforme explica o agente.

Após uma contenda entre dois grupos que revindicavam a area, um deles teria ganho na Justiça o direito de posse, e em seguida fez um lotamento irregular, que foi embargado. No entanto, a ordem foi descumprida, o que resultou na operação desta manhã na condução dos envolvidos à delegacia.  As 3 kitnetes que foram construídas no local, no entanto,  não puderam  ser demolidas por haver a presença de crianças. Diante  disso será encaminhada a justiça um processo de demolição com novos prazos para o proprietário do terreno.”, disse no dia da  operação. 

Sapatas já com as ferragens preparadas para as novas construções

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!