Pular para o conteúdo
Search

“Volta pro seu país”, militante da Educação em Búzios afirma ter sofrido xenofobia em escola municipal

Belen Baigorria teria solicitado uma cópia de documento, e ao reclamar da ausência do serviço, teria ouvido a frase xenófoba; Há registros em vídeo e a Prefeitura afirma que não foi notificada sobre o caso

Uma cena cada vez mais comum em Búzios, cidade conhecida por receber turistas do mundo inteiro, e que concentra a maior comunidade argentina fora do país , uma cidadã argentina e a frase que tem acompanhado discursos xenófobos, “Volta pro seu país”. É o que relatou a militante do movimento educacional de Búzios e mãe de aluno matriculado na Escola Municipal Emigdio Gonçalves Coutinho, Belen Maria Baigorria. Atualmente o balneário conta com uma comunidade de seis mil argentinos com residência permanente.

Moradora de Búzios há 12 anos, mãe de duas crianças matriculadas na rede municipal e conselheira escolar, Belen contou à reportagem da Prensa que esteve na unidade escolar nesta quinta-feira (26), e ao solicitar uma cópia xeros de um documento, teria ouvido de uma servidora que o serviço não estava disponível. Ao questionar, Belen ouviu da secretária escolar que não havia copiadora e que se ela não gostasse, então, deveria voltar ao país de origem ou então, reclamar com o prefeito.

Belen mora em Búzios há 12 anos, tem dois filhos na rede municipal de ensino, é conselheira escolar e miitante da educação pública. O marido também mora há 22 anos na cidade

“Reconheço que a reação é de quem já não suporta mais esse tipo de tratamento, mas fiz questão de dizer a diretora adjunta que veio me atender depois da arguemntação, que os tempos mudaram e que eles teriam que aprender a engolir o que pensam”, enfatizou Belen.

Ela conta, ainda, que esteve também na Escola Estadual Municipalizada José Bento Ribeiro Dantas, e que o tratamento foi o oposto, que teve a xerox feita e conseguiu realizar a confirmação de matrícula que precisava e não conseguiu na escola anterior. “São as pessoas que fazem a diferença”, comentou.

Sobre o caso questionamos a Prefeitura de Búzios sobre que ações seriam tomadas em relação à denúncia de xenofobia e como o governo municipal trata casos desta natureza. A asssessoria de Comunicação respondeu com a seguinte nota:

“A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia até o momento não recebeu notificação sobre esse possível ocorrido. A prefeitura de Búzios informa que repudia qualquer ato de preconceito. Informamos ainda que os envolvidos no caso devem procurar a Ouvidoria do Gabinete, através do whatsapp (22) 99836-7164, formalizando a denúncia para que seja aberto um processo administrativo”.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Búzios apresenta programação especial para o feriadão

Argentina vota contra resolução da ONU sobre prevenção da violência contra mulheres e meninas

Descubra como o yoga fortalece a saúde do homem

STJ permite cultivo de cannabis para fins medicinais em decisão histórica

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.