Search
Degradê com CSS
Charge de Ykenga Mattos
Charge de Ykenga Mattos

João Direna

Pesquisas feitas em várias cidades do País revelam que, por causa da Covid-19 e da grave crise sanitária, ainda não chegou a hora de as escolas, basicamente, do ensino fundamental, “tocarem o sinal” para o retorno às salas de aula.

Aproximadamente, 65% responderam NÃO e muitos governos pensam em fazê-lo a partir de setembro/outubro (alguns somente em 2021), quando se considera que a pandemia “poderá estar mais sob controle” e o ” novo normal ser uma possibilidade plausível”.

Para especialistas, como cientistas, pesquisadores e profissionais da Saúde e da Educação, a situação continua preocupante pois estudos recentes mostram que as crianças desempenham um papel importante na disseminação de doenças respiratórias em pandemias, além de serem transmissoras de epidemais virais como a influenza porque elas passam períodos longos em muita proximidade com outras crianças e durante atividades físicas, podendo piorar o que já é ruim.

Outro problema é que muitas crianças são assintomáticas. Elas podem não estar apresentando sintomas da doença e mesmo assim agindo como propagadoras do vírus.

Têm, ainda, o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento (como evitar a aglomeração?), requisitos de higiene, a observância quanto a ligação com parentes do chamado grupo de risco com doenças pré-existentes e outros itens recomendados no controle do coronavírus, uma doença para qual ainda não há vacina e tratamento específicos de resultados comprovados. Sem falar na falta de testagem, outro fator que aumenta a insegurança e incerteza entre pais, responsáveis, docentes, grupos de apoio e, até, entre autoridades e políticos que não querem se comprometer e “levar pau” nas urnas.

Sendo assim, parece que o ensino à distância, ou ‘modelo híbrido’ das atividades – quase impossível para a maioria das escolas públicas -; a frequência não obrigatória (flexibilização do controle) e a lei sancionada por Bolsonaro (19) quanto ao cumprimento do mínimo de dias letivos e a espera da vacinação em massa deverão continuar a fazer parte do conteúdo programático de estabelecimentos tristes e esvaziados, principalmente, por causa de uma falta de educação.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Búzios inicia vacinação contra gripe com foco em grupos prioritários

Caiçaras de Búzios visitam pontos turísticos e compartilham histórias com guias locais

Ferrugem é atração confirmada no Festival da Lula em Arraial do Cabo

Associção de moradores promove mutirão de limpeza com alunos da rede municipal na praia de Manguinhos em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!