Pular para o conteúdo
Search

Você sabe a diferença entre Amazônia e Mata Atlântica?

Assim como o ministro das Comunicações, Fabio Faria (PSD-RN), algumas pessoas ainda têm essa dúvida, então vamos explicar!

“Na Amazônia, nós temos 87% de Mata Atlântica e 13% de queimadas”. Essa foi uma das frases do ministro das Comunicações, deputado federal Fábio Faria (PSD-RN), em entrevista na noite de quinta-feira (09) à CNN Brasil. Na ocasião, ele repercutia a reunião que ministros e o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), fizeram com investidores estrangeiros sobre a política ambiental do Governo Federal – em que trataram do desmatamento na Amazônia e tentaram melhorar a imagem do país no exterior. Acontece que, nesta entrevista, o ministro comete um erro crasso para uma autoridade, a Mata Atlântica não fica na Amazônia. Então, para esclarecer essa dúvida do ministro e, principalmente, informar ao público geral – que pode ter ficado mais confuso – vale explicar o que é a Mata Atlântica, onde ela fica e sua importância para o Brasil.

A área da Mata Atlântica cobre 15% do território nacional, passando por 3.429 municípios (61% das cidades brasileiras) e 17 estados, todos nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. São eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Destes, 14 são costeiros – e por isso o bioma tem esse nome, uma vez que o Brasil é banhado pelo Oceano Atlântico. Hoje, restam apenas 12,4% da floresta que havia originalmente quando os portugueses chegaram ao Brasil, inclusive quando avistaram terra, nada mais era do que a nossa Mata Atlântica! A árvore que deu nome ao país, o Pau-Brasil, também é uma espécie nativa desta floresta.

A Mata Atlântica é fundamental para a qualidade de vida dos brasileiros. Serviços essenciais como abastecimento de água, regulação do clima, agricultura, pesca, energia elétrica e turismo, também dependem do bioma. Além disso, ela concentra 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. É um dos biomais mais ricos em diversidade de espécies e mais de 60% dos animais ameaçados de extinção do Brasil estão na Mata Atlântica.

Infelizmente, este foi o bioma que mais sofreu com os ciclos econômicos brasileiros. Pouco a pouco a mata foi perdendo seu lugar, chegando a quase 90% de sua área original destruída. Tudo isso pois o Brasil sempre seguiu um modelo ultrapassado de desenvolvimento sustentado no mito da abundância, em que todos os principais ciclos econômicos da história seguiram a lógica de que o crescimento se dá por expansão territorial e desmatamento.

As principais capitais brasileiras estão na Mata Atlântica, o que faz deste bioma o mais próximo da população brasileira. Mais de 145 milhões de pessoas vivem na Mata Atlântica, aproximadamente 72% da população – ou seja, a cada 10 brasileiros, 7 vivem neste bioma. Portanto, é bem provável que você que está lendo este texto viva em área de Mata Atlântica, muitas vezes até sem saber! O estado do Rio Grande do Norte, do ministro das Comunicações, por exemplo, tem parte de seu território na Mata Atlântica. Hoje, naquele estado, restam somente 3,5% do que havia originalmente. Na capital, Natal, hoje são apenas dois mil hectares de Mata Atlântica conservada – o que equivale a dois mil campos de futebol.

Quer saber se sua cidade está na Mata Atlântica e quanto ainda há do bioma nela? Clique aqui

Por isso, a Fundação SOS Mata Atlântica luta desde 1986 para inspirar a sociedade na defesa do bioma. Ao longo de sua história já plantou mais de 40 milhões de árvores nativas da Mata Atlântica. Vigiar o que ainda resta, restaurar onde é possível e proteger o que sobrou são as grandes metas da Fundação.

No último ano, o desmatamento do bioma aumentou quase 30%, após dois anos consecutivos de quedas históricas. Portanto, é preciso que a sociedade se mantenha vigilante quanto à situação do bioma, que vem sofrendo ataques e diversas ameaças de quem mais deveria lutar por sua conservação. Neste momento, o Governo Federal tenta no Supremo Tribunal Federal (STF) mudar o entendimento da aplicação da Lei da Mata Atlântica – a única no Brasil a ser específica para um bioma, com o objetivo de aplicar regras mais brandas, constantes do Código Floestal. Se isso acontecer, haverá uma anistia a crimes ambientais na Mata Atlântica, pois somente no Ibama, mais de 1.400 multas poderão ser canceladas, colocando em risco a preservação da Mata Atlântica. Outra medida em risco seria a restauração florestal no bioma, que seria colocada em xeque.

Quer entrar nessa luta? Assine a petição pela integridade da Lei da Mata Atlântica

“Além do desconhecimento sobre o território brasileiro, o que mais nos deixa em alerta é que esta fala do ministro simboliza a falta de atenção que o governo dá para as questões ambientais. De que adianta fazer uma reunião com investidores estrangeiros se, na prática, o governo desmonta a área ambiental, como conselhos e fundos de meio ambiente?”, questiona Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.

Para Mantovani, um ministro das Comunicações falar sobre o tema é prova de que as ações atuais do Governo Federal não passam apenas de busca por melhoria de imagem e não uma ação efetiva. “O governo está praticando greenwashing (lavagem verde), termo que usamos para explicar quando pessoas ou corporações falam sobre meio ambiente, mas nada fazem a seu favor. Tanto que temos um Ministério do Meio Ambiente que luta contra sua própria pasta”, finaliza ele.

Saiba a situação do bioma em seu estado e quanto foi desmatado no último ano

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira criada em 1986 para inspirar a sociedade na defesa da floresta mais ameaçada do Brasil. Atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade em prol da restauração da floresta, valorização dos parques e reservas, água limpa e proteção do mar. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br.

Texto Luiz Sosma – Fundação Mata Atlântica

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.