O Grupo Bandeirantes realizou na noite deste domingo (7) o primeiro debate na TV aberta para as eleições de 2022 ao governo do estado do Rio. Estiveram presentes os candidatos Cláudio Castro (PL), Marcelo Freixo (PSB), Paulo Ganime (Novo) e Rodrigo Neves (PDT). Os políticos trocaram farpas, mas as maiores críticas foram ao ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves e ao atual governador do Rio Claudio Castro.
Logo no primeiro bloco, Feixe questionou o candidato à reeleição, Claudio Castro, sobre os fantasmas na Educação na Fundação Ceperj. “Há um déficit de 8 mil professores na rede estadual. O senhor falou que é governador do diálogo. Eu quero saber se o senhor conversa com fantasmas? Porque o dinheiro que foi gasto com esse crime de fantasmas do Ceperj de R$ 226 milhões, que pagaria 8500 professores em um ano. Eu queria que o Senhor falasse sobre essa farra dos fantasmas”.
Castro disse que não existem fantasmas. “Não existe fantasma algum se a pessoa tem que ir ao banco para receber. Todas essas pessoas tiveram que dar nome e CPF para receber no banco, então não existe essa questão de fantasma. Fantasma seria se a pessoa não tivesse ido ao banco”, defendeu
Marcelo aproveitou a réplica e o retrucou questionando. “Seu nome estava estampado em todos os jornais esta semana, não é possível que você não tenha visto. Eu quero saber se você é culpado pelos fantasmas ou se você é incompetente, porque não viu todas as pessoas que estavam do seu lado roubarem?”, disparou.
Na tréplica, Castro disse que Freixo não tinha experiência com administração pública. “Como você jamais administrou nada na vida, você não sabe o que é ter problema de administração, eu tive a postura que um gestor tem que ter, montei uma comissão para investigar e fui ao MP propondo um Termo de Ajustamento de conduta para organizamos o Ceperj”, defendeu
Segurança pública e transporte
Rodrigo Neves perguntou a Freixo sobre segurança. O que ele acha das operações midiáticas feitas pelo governador Cláudio Castro dentro das comunidades, ao invés de investir em segurança nas ruas. Freixo respondeu dizendo que a segurança é um desafio e que tem que ser medida “por vidas que preserva e não de mortes que provoca”. A proposta dele é promover uma ação integrada das polícias Civil e Militar, com metas e política de segunda para ter policiais bem preparados, controlados e valorizados.
Durante seu discurso, Freixo ainda criticou a segurança pública em Niterói, o que não agradou o candidato Rodrigo Neves. “O senhor só pode estar de brincadeira. Nós fizemos o que foi preciso ser feito com planejamento…. Não dá para o estado ficar ausente e entrar como entrando nas comunidades”.
Freixo respondeu dizendo que os resultados na área de transporte, de saúde e segurança no governo de Rodrigo são muito ruins, principalmente o transporte. “Na sua gestão, Niterói foi considerada a cidade mais engarrafada. Alguém que não conseguiu, com o dinheiro que tinha, resolver o engarrafamento da própria rua, vai ter muita dificuldade para resolver o trânsito da Baixada”, disse Freixo.
O debate teve duração de 2h12 e você pode conferir na íntegra clicando aqui.