Daqui a pouco mais de um ano, os brasileiros voltam às urnas, desta vez para as eleições municipais. Mas em muitas cidades, já se respira política em cada esquina e em Armação dos Búzios não é diferente.
Com a gradativa atenção da sociedade com a atuação dos políticos, os holofotes passam a se dirigir, cada vez mais, à Câmara Municipal. Por essa razão, a reportagem da Prensa publica uma reportagem especial com o perfil dos nove ocupantes do Parlamento buziano.
Na atual configuração, a Casa Legislativa conta apenas com homens, com idades entre 33 e 54 anos. Além disso, um terço se declara de etnia negra, segundo dados do TSE, referentes às eleições de 2020: Dida Gabarito; Josué Pereira e Victor Santos.
A atual Mesa Diretora é composta pelo presidente Rafael Aguiar; pelo vice-presidente Josué Pereira; pelo primeiro secretário Victor Santos e pelo segundo secretário Dom de Búzios.
Dida Gabarito (PRTB)
Adiel da Silva Vieira tem 53 anos e está no terceiro mandato na Câmara de Búzios. Foi eleito como suplente em 2012 e em 2020 e, como titular, em 2016. A atual legislatura, assumiu em setembro de 2021, no lugar de Lorram Silveira
Segundo dados do site da Câmara, Dida registra 83 movimentações legislativas, entre indicações, moções e outras propostas. Ao todo, foram cinco projetos de lei ordinárias apresentados.
Dom (Pros)
João Carlos Souza dos Anjos tem 52 anos e cumpre o segundo mandato consecutivo. Ficou como suplente em 2012, mas se elegeu titular em 2016 e 2020.
Segundo dados do site da Câmara, Dom registra 30 movimentações legislativas, sendo cinco projetos de lei ordinárias apresentados.
Na gestão pública, atuou nas secretarias de Ordem Pública; Turismo e Pesca.
Gugu de Nair (União Brasil)
Gelmires da Costa Gomes Filho tem 43 anos. Nas eleições de 2008 e 2016, ficou como e foi eleito em 2012 e 2020.
Segundo dados do site da Câmara, Gugu registra 144 movimentações legislativas, sendo 51 projetos de lei ordinárias apresentados.
Josué Pereira (PRTB)
Josué Pereira dos Santos tem 46 anos e cumpre o segundo mandato na Câmara de Búzios, tendo sido eleito em 2016 e 2020.
Segundo dados do site da Câmara, Josué registra 159 movimentações legislativas, sendo 18 projetos de lei ordinárias apresentados.
Marcos Sodré (Pros)
Com 39 anos de idade, Marcos Clayton Assis Sodré foi eleito suplente em 2016 e 2020. Assumiu na atual legislatura em março deste ano, no lugar de Niltinho de Beloca, que ingressou no secretariado municipal.
Segundo dados do site da Câmara, Sodré registra 35 movimentações legislativas, sendo 13 projetos de lei ordinárias apresentados.
Rafael Aguiar (Republicanos)
Mais novo parlamentar da Casa, Rafael Aguiar Pereira de Souza tem 33 anos e está no primeiro mandato. Conseguiu a reeleição para o comando da Mesa Diretora, em movimento que chegou a ser contestado na Justiça por outros vereadores.
Segundo dados do site da Câmara, Aguiar registra 27 movimentações legislativas, sendo 7 projetos de lei ordinárias apresentados.
Raphael Braga (União)
Raphael Amaral Lima Braga tem 34 anos e é filho do ex-prefeito por três mandatos Mirinho Braga. Suplente em 2016; acabou eleito em 2020, tornando-se voz de oposição ao governo, embora se declare independente.
Segundo dados do site da Câmara, Braga registra 164 movimentações legislativas, sendo 27 projetos de lei ordinárias apresentados.
Samuel da Byke (Patriota)
Samuel Francisco Rodrigues Filho tem 54 anos e teve a primeira tentativa de se eleger em 2004, sem sucesso. Obteve a suplência em 2012 e 2020, sendo alçado à titularidade em março deste ano, na vaga de Aurélio Barros, nomeado secretário da Pessoa com Deficiência.
Segundo dados do site da Câmara, Samuel registra 53 movimentações legislativas, sendo 6 projetos de lei ordinárias apresentados.
Victor Santos (Republicanos)
Aos 45 anos, Victor de Almeida dos Santos cumpre o primeiro mandato depois de não conseguir se eleger em 2004.
Segundo dados do site da Câmara, Victor registra 202 movimentações legislativas, sendo 22 projetos de lei ordinárias apresentados.