A Prefeitura de Búzios está com inscrições abertas para uma nova etapa dos cursos gratuitos de capacitação voltados exclusivamente ao público feminino. Ao todo, são mais de 100 vagas distribuídas entre as duas unidades da Casa da Mulher Buziana — localizadas nos bairros Cem Braças e Rasa — com foco em empreendedorismo, cuidado, bem-estar e geração de renda.
Os cursos acontecem na Casa Martinha, no bairro Cem Braças, e na Casa Alcinete, na Rasa, ambas criadas para acolher, formar e empoderar mulheres da cidade. As atividades são presenciais e acontecem em diferentes turnos, com início das aulas condicionado à formação das turmas.
Na Casa Martinha, estão abertas as turmas de artesanato em papel machê, às segundas-feiras (9h às 11h e 14h às 16h), cuidador de idosos, às terças-feiras (9h às 11h), e curso de gestante, às terças (14h às 16h). Uma oficina de biscoito também será oferecida, com horário a ser definido após o encerramento das inscrições.
Já na Casa Alcinete, as opções incluem artesanato em papel machê, às terças-feiras (manhã e tarde), pintura em tecido, às quartas-feiras, cuidador infantil, às quintas-feiras (9h às 11h), curso de gestante, às quintas (14h às 16h), e a oficina de trança nagô, às terças-feiras (manhã e tarde).
Segundo a Secretaria da Mulher, a iniciativa integra o compromisso da gestão municipal com a promoção da equidade de gênero e fortalecimento dos direitos femininos. As Casas da Mulher Buziana foram criadas para homenagear figuras históricas do município e funcionam como polos de apoio à formação e ao desenvolvimento das mulheres buzianas.
As inscrições seguem abertas nas próprias unidades, com previsão de início das turmas nas próximas semanas.