Janir Júnior
Cara de palhaço. Pinta de palhaço. Roupa de palhaço. “Palhaçada”, a música composta por Miltinho que virou sucesso na voz de grandes nomes da MPB lá a partir da década de 60, não sai de moda. A corja de políticos, a imensa cagada que transborda de Brasília, o Cunha, todos eles se encarregaram de colocar a força um imaginário bolinha vermelha na ponta de nossos narizes. E o picadeiro, agora, ganha contornos ainda mais esdrúxulos. Hoje tem palhaçada? Tem, sim, senhor. Pois é. Começou no estrangeiro e já ameaça entrar no Brasil um movimento de fazer até palhaço chorar.
A onda começou nos EUA, onde mais?! Pessoas fantasiadas de palhaços com feições macabras apenas assustavam passantes por diversas cidades americanas. Mas logo começaram a pipocar relatos de violência. A Alemanha já virou picadeiro de terror também. Agora a onda dá trabalho às polícias britânica e canadense. A BBC em uma matéria traz um trecho que seria cômico se não fosse “trágico”.
“…na cidade de Bardstown, no Estado americano do Kentucky, um homem disparou tiros para o alto com seu fuzil AR-15 depois de sua mulher o alertar sobre a presença de “palhaços horrorosos” na rua. No entanto, tratava-se apenas de uma mulher que estava passeando com seu cachorro na rua à meia-noite”.
Os palhaços andam pelas ruas à noite, em lugares menos iluminados. Aparecem de forma repentina para assustar pedestres e motoristas. Mas relatos em cidades americanas e também alemãs mostram alguns mascarados portando bastão e outros objetos e armas. Gerou assaltos e casos de violência.
Na década de 80 houve movimento semelhante. Em 2014, a polícia francesa prendeu 14 adolescentes que assustavam pessoas na rua, vestidos de palhaço, e portando armas.
Eis que vejo uma postagem de uma amiga no Instagram. Relatava um susto ao chegar em casa, no bairro de Botafogo, e se deparar, entre casas antigas e pouca iluminação, um enorme boneco de palhaço, cabeçudo, braços enormes e desproporcionais, cara de sacana e uma enorme e horrorosa gravata borboleta rosa.
“Imagina eu andando 4h30 da manhã por uma rua escura de Botafogo e deparo com esse ser assustador! Alguém precisa parar esses palhaços!”, bradou a amiga.
Tem que parar com essa palhaçada toda. Dos políticos palhaços, dos palhaços políticos e dos palhaços macabros. Pior que já existem diversos relatos de casos em solos brasilis. No município de Valinhos, em São Paulo, a Guarda Municipal prendeu um jovem de apenas 16 anos perturbando a população, com máscara aterrorizante de palhaço e capa preta. Mistura de palhaço com zorro?
As redes sociais se encarregaram de viralizar o assunto, com relatos, fotos, vídeos e boatos. Internautas defenderam a tese de que a onda de criaturas assustadoras tenha começado como ação de marketing para promover o remake de “It- Uma obra-prima do medo”, adaptação do clássico filme de 1990, inspirado na obra de Stephen King, que conta com o assustador palhaço Pennywise. O remake será lançado em setembro de 2017.