Pular para o conteúdo
Search

VLTs de Macaé poderão ser entregues ao estado em troca de novo investimento para o município

Imagem: Reprodução

Equipamentos foram adquiridos em 2012, mas nunca iniciaram operação na cidade

A Prefeitura de Macaé anunciou que está em busca de uma solução definitiva ao projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que nunca entrou em operação no município. O executivo iniciou uma tratativa com a Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central) para fazer um processo de permuta em que o estado retira as duas composições de Macaé, para aproveitamento em outro projeto e, como contrapartida, o governo estadual realiza um novo investimento no município. O assunto foi tema de encontro entre o prefeito e o presidente da Central, Pedro Castilho, nesta terça-feira (1º).

O projeto original previa que o VLT percorreria 23 quilômetros de linha férrea, ligando os bairros de Lagomar e Parque de Tubos, dois importantes polos industriais da cidade, e seria ligado ao Sistema Integrado de Transporte do município. Os estudos para que Macaé recebesse o VLT começaram em 2009. O Metrô Macaé operaria em um trecho da antiga ferrovia com trens a diesel, como ocorre em diversas capitais brasileiras.

A implantação veio em 2012, com aquisição de duas composições, com dois vagões cada, que chegaram a ter fase de testes. Os investimentos para aquisição dos veículos e obras operacionais foram feitos pelo município, com verba do governo federal, no valor de R$ 47 milhões. No entanto, em outubro de 2013, a prefeitura suspendeu o projeto e o abandonou de vez em 2014.

“Estudos preliminares já comprovaram que a operação do VLT, da maneira que foi concebida, é inviável para o município. Porém, não podemos ficar com essas duas composições, que custaram milhões aos cofres públicos, estragando na estação do Miramar”, ressaltou o prefeito Welberth Rezende.

Segundo a Prefeitura, para as próximas semanas está agendada uma visita técnica com o presidente da Central e com a diretora de Engenharia e Operações, Débora Teixeira. Durante o trabalho serão feitos levantamentos técnicos das condições das composições dos VLTs.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.