Search
Degradê com CSS

VLTs de Macaé poderão ser entregues ao estado em troca de novo investimento para o município

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Equipamentos foram adquiridos em 2012, mas nunca iniciaram operação na cidade

A Prefeitura de Macaé anunciou que está em busca de uma solução definitiva ao projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que nunca entrou em operação no município. O executivo iniciou uma tratativa com a Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central) para fazer um processo de permuta em que o estado retira as duas composições de Macaé, para aproveitamento em outro projeto e, como contrapartida, o governo estadual realiza um novo investimento no município. O assunto foi tema de encontro entre o prefeito e o presidente da Central, Pedro Castilho, nesta terça-feira (1º).

O projeto original previa que o VLT percorreria 23 quilômetros de linha férrea, ligando os bairros de Lagomar e Parque de Tubos, dois importantes polos industriais da cidade, e seria ligado ao Sistema Integrado de Transporte do município. Os estudos para que Macaé recebesse o VLT começaram em 2009. O Metrô Macaé operaria em um trecho da antiga ferrovia com trens a diesel, como ocorre em diversas capitais brasileiras.

A implantação veio em 2012, com aquisição de duas composições, com dois vagões cada, que chegaram a ter fase de testes. Os investimentos para aquisição dos veículos e obras operacionais foram feitos pelo município, com verba do governo federal, no valor de R$ 47 milhões. No entanto, em outubro de 2013, a prefeitura suspendeu o projeto e o abandonou de vez em 2014.

“Estudos preliminares já comprovaram que a operação do VLT, da maneira que foi concebida, é inviável para o município. Porém, não podemos ficar com essas duas composições, que custaram milhões aos cofres públicos, estragando na estação do Miramar”, ressaltou o prefeito Welberth Rezende.

Segundo a Prefeitura, para as próximas semanas está agendada uma visita técnica com o presidente da Central e com a diretora de Engenharia e Operações, Débora Teixeira. Durante o trabalho serão feitos levantamentos técnicos das condições das composições dos VLTs.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Chuva provoca danos em hospital de Cabo Frio e força remoção de pacientes

Ação da PM em Búzios prende homem com arma e mais de 40 kg de drogas em acampamento na mata

Jorge Aragão e Alcione são atrações confirmadas no Festival Sesc de Inverno em Búzios

Interdições no trânsito marcam preparativos para o Festival do Camarão na Praia do Siqueira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!