Uma visita ilustre marcou a sexta-feira (24) na comunidade quilombola da Rasa, em Búzios. A centenária Dona Eva, matriarca do quilombo e residente na casa sede da Associação de Quilombolas, recebeu com o Príncipe de Oyo da Nigéria. A visita teve como objetivo promover um intercâmbio cultural e estreitar laços entre as comunidades quilombolas e o nobre visitante.
O empresário e pré-candidato a prefeito de Búzios, Joãozinho Carrilho, também participou da recepção, proporcionando um encontro emocionante que ressaltou a riqueza da cultura afro-brasileira e nigeriana. O Príncipe de Oyo, conhecido por sua vestimenta luxuosa de tecidos de algodão produzidos pela comunidade, compartilhou um pouco da cultura.
A visita foi organizada por Valmir da Conceição, filho de Dona Eva, e contou com a participação de Sirlei de Souza, fundadora, coordenadora e associada da Associação de Mulheres Negras e Afrodescendentes da Rasa (SOMUNIAR)
Dona Eva, que completará 113 anos no dia 23 de dezembro, é descendente direta de africanos que chegaram ao Brasil há cerca de 250 anos. A mãe, Antunina, e o pai, Leonel, desembarcaram em Navios provenientes de Angola. Dona Eva, até os cinco anos de idade, trabalhou escravizada nas fazendas Pirauna e Tauá, na Rasa, marcando assim na própria história como testemunha viva das raízes africanas na região.