Em Rio das Ostras os casos dobraram de janeiro do ano passado para janeiro deste ano
A Patrulha Maria da Penha de Rio das Ostras, registrou 66 atendimentos em janeiro deste ano em contra partida no ano passado foram 25 atendimentos. Auristela Araújo, inspetora e responsável pela Patrulha, diz que “os atendimentos não pararam, pelo contrário aumentaram expressivamente”
Com o isolamento social as mulheres precisaram permanecer em casa junto ao agressor 24h por dia, para a inspetora esses é um dos motivos para o aumento da violência.
A Patrulha Maria da Penha foi criada pela Lei Municipal n°2.141/2018, com o objetivo de garantir o atendimento humanizado e inclusivo à mulher em situação de agressão. O departamento está ligado à secretaria de Segurança Pública.
Em casos de violência, sejam elas agressão física; moral; psicológica; patrimonial ou sexual, no qual, todas estão previstas na Lei Maria da Penha, as vitimas devem entrar em contato pelo telefone (22) 2771-5000, atendimento 24h.
As denuncias podem ser feitas pela vítima, familiares ou vizinhos.
A base da Patrulha Maria da Penha e o Centro de Atendimento à Mulher ficam ao lado da Coordenadoria Municipal de Fiscalização, na Avenida Roberto Silveira, em Costa Azul.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin.