Vídeos gravados por funcionário de uma borracharia, no bairro da Rasa, em Búzios, mostram três agentes da Guarda Municipal agindo de forma truculenta e utilizando o golpe de artes marciais conhecido como ‘mata-leão’ para algemar um motociclista que, segundo relatos, foi dado ordem de parada em uma via porque o local está em obra e o mesmo não obedeceu. As cenas da abordagem divulgadas na internet causaram revolta na população. Veja:
O caso aconteceu na manhã desta sexta-feira (19) durante período de trabalho dos agentes no controle do trânsito. Em seguida, os gms que já haviam dado voz de prisão ao funcionário da borracharia por desacato, foram até a borracharia onde o homem que filmava a ação trabalha para conduzi-lo à delegacia. De acordo com um trecho da nota divulgada pela guarda municipal de Búzios, o homem “tentou interferir em favor do motociclista filmando a situação e fazendo o mesmo: desacatando os agentes com palavras de baixo calão e insultos e, fatos que estão em suas próprias filmagens já espalhadas pela internet. Vendo que não conseguia impedir a justa imobilização do motociclista e que também havia recebido voz de prisão, ele voltou para o interior da oficina em que trabalha. Os gms foram até ele e tentaram convencê-lo para que também fosse até a delegacia”.
Segundo testemunhas, os guardas municipais conduziram o motociclista e o funcionário da loja para a delegacia de Búzios. Os donos da borracharia também foram ao local. Leia a nota na íntegra:
Comunicado oficial da Guarda Municipal de Armação dos Búzios
Em dado momento, um motociclista, bem como todos os outros veículos, receberam ordem de parada, por conta da necessidade da obra. O motociclista ora citado não obedeceu a ordem legal do agente e, além de cometer uma infração de trânsito gravíssima, ao ser abordado pelos agentes começou a proferir palavras de baixo calão e a desrespeitar acintosamente o trabalho tanto da GM quanto de todos os funcionários envolvidos na obra que serve à toda a população. Diante do ocorrido, os agentes informaram ao indivíduo que ele seria conduzido até à delegacia para que a situação fosse apreciada pela autoridade policial. Nesse momento o cidadão se descontrolou e passou também a atacar fisicamente os agentes, momento esse em que os agentes tiveram que contê-lo. Ao mesmo tempo, um outro cidadão tentou interferir em favor do motociclista filmando a situação e fazendo o mesmo: desacatando os agentes com palavras de baixo calão e insultos e, fatos que estão em suas próprias filmagens já espalhadas pela internet. Vendo que não conseguia impedir a justa imobilização do motociclista e que tambem havia recebido voz de prisão, ele voltou para o interior da oficina em que trabalha. Os gms foram até ele e tentaram convencê-lo para que também fosse até a delegacia. Ele mais uma vez foi agressivo e passou a desferir golpes contra a guarnição (o que pode ser facilmente constatado pelas imagens das câmeras da oficina). Também contido, ambos agressores foram levados até a delegacia, onde estão sendo feitos os procedimentos de praxe.
*A matéria poderá ser atualizada a qualquer momento com a chegada de novas informações.