Jovens estudantes de quatro estados brasileiros estão reunidos em Búzios, desde a última segunda-feira, 05, e vai até o dia 11 de dezembro, para participar de uma competição de barcos movidos a energia solar. É a 9ª edição do Desafio Solar Brasil, campeonato promovido anualmente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do NIDES (Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social), em parceria com a Enel, a Prefeitura de Búzios e a Secretaria Estadual de Esporte. Ao todo, 19 equipes participarão das provas, que são divididas em sete etapas, com percursos de até 12 quilômetros.
O Desafio Solar Brasil é um evento que une esporte, inovação e educação. O objetivo é estimular o desenvolvimento de novas tecnologias em fontes de energia limpa e renovável para aplicação em projetos de mobilidade. Além disso, o Desafio Solar permite que os alunos coloquem em prática todo o conhecimento adquirido nas salas de aula.
Em paralelo à competição, este ano será realizado o 1º Congresso do Desafio Solar Brasil. O evento ocorrerá no dia 9 de dezembro e discutirá os temas Veículos Elétricos, Fontes Alternativas de Energia e Educação em Ciências e Tecnologia. Também durante o congresso, haverá um minicurso de laminação gratuito aberto ao público, onde uma embarcação será laminada pelos alunos. Além disso, teremos a apresentação de um barco autônomo movido a energia solar que acompanhará os barcos da competição em uma das provas do evento.
Serviço:
DESAFIO SOLAR BRASIL 2016 Data: de 05 a 11 de dezembro Local: Orla Bardot – Armação de Búzios – RJ Chegada das equipes: 05/12 – ao longo do dia Horário: Abertura oficial – (06/12) às 17h – Praça Santos Dumont Início da primeira prova: 07/12 às 9h – Píer da Orla Bardot www.desafiosolar.org