Pular para o conteúdo
Search

Vídeo de morador de Búzios sendo contido pela GM viraliza nas redes sociais

print do vídeo que viralizou nas redes sociais

Na tarde desta sexta-feira (7), um morador de Búzios, Chita de Sá, foi imobilizado e conduzido à delegacia depois de tentar passar por um bloqueio que impedia a entrada de carros na Rua das Pedras.

Segundo informações apuradas pelo Prensa durante a manhã deste sábado(8) com moradores, testemunhas e a Prefeitura de Búzios, a discussão entre o morador e a Guarda Municipal (GM) se estendeu para rua Turíbio de Farias, atrapalhando a circulação de carga e descarga no centro da cidade.

Chita de Sá, alega na redes sociais que a GM teria agido de forma truculenta e que não teria respeitado o fato de seu neto, de apenas 4 anos, estar sozinho no carro, enquanto ele recebia voz de prisão e era conduzido à 127ª DP no bairro da Ferradura. As imagens de Chita sendo contido viralizaram nas redes sociais e mostram cinco guardas, e uma policial militar, na tentativa de contê-lo. Testemunhas afirmam que a guarda agiu com truculência e que a ação poderia ter sido conduzida de uma maneira menos violenta.

Ao Prensa Chita falou sobre o caso: “Venho sendo perseguido pela guarda há algum tempo por ser resistência e encarar o sistema, esse é meu jeito de trabalhar e de defender o pescador. Ontem de manhã eu fui levar uma roda de caminhão grande para colocar na carreta que puxa os barcos na praia. Fui com o meu neto. Os cones estavam com uma passagem aberta, sempre passo por ali, quando passei dez metros, a guarda me parou e que eu tinha que voltar, gritando. Expliquei que tinha casa e que passava para ir até a colônia. Discuti com ela, quando cheguei no carro, já não pude mesmo passar, e fui rolando a roda até o lugar, junto com o meu neto. Não aceitei aquele tipo de abordagem e voltei, foi onde virou violência de voz e fala, e no final, fui xingado e xinguei de volta. Eram quatro e cinco guardas, reagi porque não precisava me algemar, me deram chute, tapa na cara e spray de pimenta. Abuso de autoridade e de poder. Nada disso foi necessário. Resisti porque não queria ser algemado. Eu sempre sigo as regras ali. A Guarda não está preparada para as ações. Registrei na delegacia e vou processar a Guarda e o município. Sou trabalhador, não sou marginal.”.

Imagens das câmeras do Centro de Controle de Segurança de Búzios que circulam através de aplicativos de mensagem, mostram o momento em que Chita tenta passar pelo bloqueio de cones instalado pela Guarda. Nas imagens, pode ser vista uma conversa entre uma guarda e Chita, seguida de outros vídeos onde o carro do morador não é mais visto, mas a discussão segue em frente ao ponto de taxi, em direção à Rua Turíbio de Farias.Em outro vídeo, gravado por populares, já se pode ter o registro do atrito entre as partes.

Em nota a assessoria de comunicação da Prefeitura informou sobre o ocorrido:

“A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Segurança Pública, vem esclarecer o fato ocorrido nesta sexta-feira ( 07/12/18), envolvendo agentes da Guarda Municipal e um cidadão. O acesso a Rua das Pedras se encontrava impedido temporariamente para a realização de um procedimento que a obstrui-a, o que irritou o morador e o levou a discutir com os agentes, conforme está registrado nas imagens das câmeras de segurança, chegou a utilizar de ofensas verbais, o que obrigou aos guardas municipais a contê-lo utilizando o uso progressivo da força e conduzi-o até à delegacia (127-DP) para registro de ocorrência.

A Prefeitura reafirma que o procedimento foi realizado dentro de regras e técnicas recomendadas, e que as imagens do sistema de segurança já foram analisadas e comprovada a versão dos guardas. Esperando ter elucidado qualquer dúvida sobre este episódio, estaremos à disposição em caso de haver ainda algum questionamento, e lamentamos que numa cidade pequena onde todos se conhecem, ainda ocorram fatos como este, pois os profissionais são autoridades constituídas para tratar da organização e proteção do patrimônio público e preservação da ordem”.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.