Pular para o conteúdo
Search

Vidas Negras Importam: Manifestação antirracista em Rio das Ostras reúne mais de 100 pessoas

Protesto tinha sido proibido pelo MPRJ, mas os organizadores conseguiram uma liminar que permitiu que evento acontecesse

Manifestantes foram à Praça dos Três Morrinhos, no bairro Extensão do Bosque, em Rio das Ostras para um protesto antirracista, neste sábado (6). 

Todas as fotos Gabriel Mattos

Com cartazes, máscaras e vestidos de preto, mais de 100 militantes gritaram palavras de ordem contra a violência e o racismo. O ato foi motivado pela morte de George Floyd, na cidade de Minneapolis nos Estados Unidos e do menino Miguel Otávio, de Recife. Manifestações semelhantes aconteceram em várias cidades do Brasil.

 O protesto tinha sido proibido pelo Ministério Público do Rio na sexta-feira (5), mas os organizadores conseguiram uma liminar expedida no mesmo dia que permitiu que evento acontecesse.

João Pedro, um dos organizadores do evento e envolvido no ‘Movimento Antirracista Rio das Ostras’, afirmou que mesmo com o ‘burburinho’ de que o evento não aconteceria, a organização manteve a data para que esse protesto simbólico acontecesse.

“Mostramos a nossa voz e deixamos claro que não vão nos calar”, afirmou o organizador.

A frase “Fogo nos racistas”, do rapper Djonga também foi mostrada como um símbolo da luta antirracista/Gabriel Mattos

O ato também contou com uma pluralidade de pautas pró-democracia, antifascista e progressista. Os manifestantes levantaram cartazes contra o genocídio do povo negro feito pelo Estado, contra a invisibilidade das mulheres trans negras. Frases pedindo justiça para a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, também estavam presentes. A frase “Fogo nos racistas”, do rapper Djonga também foi mostrada como um símbolo da luta antirracista.

https://prensadebabel.com.br/index.php/2020/06/05/mp-proibe-manifestacao-contra-racismo-e-pro-democracia-em-rio-das-ostras/
Fotos Gabriel Mattos

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.