O jornalista, escritor e pesquisador Victor P. Viana, fundador do site Prensa de Babel, lança seu segundo livro, “O Homem que Vomitava Sapos — e outros contos, crônicas e artigos”, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece de 30 de julho a 3 de agosto de 2025. O lançamento oficial acontece no dia 31 de julho, às 10h, na Casa Gueto, localizada na Rua Benedito Telmo Coupé, 277, no Centro Histórico de Paraty.
A obra, publicada pela Sophia Editora, reúne textos híbridos que transitam entre o fantástico, o lírico e o satírico, costurando ficção e realidade com a marca do jornalismo literário. São histórias que refletem o cotidiano brasileiro por meio de personagens intensos e situações que beiram o absurdo. Segundo Victor, “o ponto central de todas as histórias é o cotidiano, que, se tivermos um olhar atento, pode ser algo extraordinário”.
No conto que dá título ao livro, um homem que passou a vida engolindo sapos começa a vomitá-los em público. A narrativa, ao mesmo tempo grotesca e simbólica, ecoa os sentimentos de uma geração sufocada por absurdos diários. “Não exatamente há uma preocupação consciente de mostrar algum ‘tipo de Brasil’. Mas trato de temas universais por meio de personagens, inventados ou reais, que se desenrolam em espaços que reconheço ou vivi”, explica o autor.
A publicação também reúne textos originalmente veiculados em jornais como O Perú Molhado, ícone da imprensa alternativa de Búzios, onde Victor foi colaborador. “Os textos não são todos contos, portanto nem todos são ficção. Há relatos reais de entrevistas e reportagens produzidas para jornais em que trabalhei, só que em estilo literário, onde fui desenvolvendo meu estilo de escrita”, diz.
Arte em família
O livro tem projeto gráfico assinado por Julio Matos, revisão de Gustavo Rocha e Thiago Freitas, e coordenação editorial de Rodrigo Cabral. As ilustrações são de Davi Gautto, filho do autor, de apenas 16 anos. “Foi emoção pura. A ideia foi do Rodrigo, e o Davi é um desenhista precoce e excelente”, conta Victor. Já o jovem artista destaca “É parte da minha linha de desenho. O mais legal foi ler os textos do meu pai antes. Eles fluíram naturalmente”, disse Davi.
A pré-venda já está disponível no site da Sophia Editora, com desconto especial usando o cupom “VICTOR”.
Sobre o autor
Victor P. Viana nasceu em Itaboraí, foi criado em Cachoeiras de Macacu e vive em Armação dos Búzios desde 2005. Fundador do portal Prensa de Babel, é conhecido por reportagens que valorizam vozes da Região dos Lagos. Jornalista, já passou por redações tradicionais e pela imprensa alternativa. É casado com a jornalista e escritora Camila Raupp e pai de três filhos.
Sua estreia na literatura ocorreu em 2021 com A Criança Debaixo do Guarda-Chuva, uma obra poética e pioneira na linguagem não sexista. Agora, retorna com uma coletânea provocadora, crítica e inventiva espelhando o Brasil e o mundo com ironia e lirismo. Como escreve no livro “O homem que vomitava sapos”: “De repente, percebeu que estava flutuando. Olhou para baixo e viu o caos. Não sentiu culpa. Apenas uma inédita sensação de paz”.