Prefeitura desqualificou V7BUS por falta de frota e elabora um novo chamamento público para concessão
Os aldeenses voltaram a contar com o transporte público da Viação São Pedro nesta terça-feira (10). A empresa havia encerrado as atividades às 00h de segunda-feira (9), e a previsão era que a empresa V7BUS iniciasse a operação nesse mesmo período, o que não ocorreu. No início da noite de segunda, a Prefeitura de São Pedro informou que a empresa não apresentou número suficiente de ônibus para atender a cidade com qualidade e que por isso a desqualificou a prestadora de serviços.
Segundo a Prefeitura, no fim da tarde de domingo (8), representantes do Governo Municipal estiveram na empresa para uma fiscalização de rotina, antes do início da operação. Apesar de ter apresentado todos os documentos necessários, inclusive quanto à comprovação de frota, e ser qualificada durante a semana passada, foi constatado, nesta vistoria, que não havia número suficiente de veículos para a prestação do serviço. A partir desta fiscalização, ficou decidido que a V7BUS não estaria apta a atender a demanda da ata do Chamamento Público e, por isso, a Prefeitura não autorizou o início da operação. Essa foi a única empresa que compareceu ao chamamento público realizado pelo governo municipal.
A previsão é de que a Prefeitura elabore uma nova concessão e, durante esse período, dê início ao processo de licitação para definir a empresa que irá prestar o serviço de forma definitiva. Até lá, a população voltará a ser atendida pela Viação São Pedro. O serviço foi retomado nesta terça-feira (10), com as linhas e itinerários já conhecidos pela população.
A Prefeitura destacou que os esforços do Governo Municipal em busca de uma alternativa emergencial, que mantivesse a continuidade do serviço e atendesse a população com a qualidade necessária, começaram já no domingo (8). Na manhã de segunda (9), o secretário de Governo, Luiz Fernando Gomes Júnior, e o procurador-geral do Município, Peter Samerson, estiveram na sede da Viação São Pedro, em Cabo Frio, para tentar um novo acordo. Prefeitura e empresa entraram em consenso para que a Viação São Pedro continue prestando o serviço de forma emergencial, por cerca de 60/90 dias, até que uma solução definitiva seja encontrada.
O Grupo Salineira disse que recebeu com surpresa a notícia de que a população de São Pedro da Aldeia estaria sem transporte coletivo na segunda-feira (9). A empresa acolheu a solicitação da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia para em conjunto viabilizar a retomada do transporte coletivo em caráter emergencial. A Salineira informa que, apesar da profunda crise financeira que o sistema de transporte da Região dos Lagos atravessa, em respeito à população aldeense, atenderá à solicitação da Prefeitura de São Pedro da Aldeia com o retorno das linhas, horários e itinerários já operados pela Viação São Pedro.