Prefeitura disse que até esta data vai apresentar soluções para que a população não seja prejudicada
A Viação São Pedro anunciou na tarde desta segunda-feira (25) que vai encerrar as atividades no município aldeense a partir do dia 9 de maio. A empresa atribui a medida a falta de planejamento dos últimos governos para a mobilidade urbana da cidade, e destacou que vem sofrendo com uma concorrência desleal do transporte alternativo e com os efeitos da pandemia. A Prefeitura tranquilizou a população informando que até a data prevista para empresa deixar de operar vai apresentar uma solução.
“Foram realizados esforços diários e constantes para resgatar a empresa, como reuniões com o Poder Concedente Municipal, associações de moradores e outros representantes, porém, a crise instaurada no transporte coletivo de passageiros em todo o país, também, reflete gravemente no município aldeense, e tornou lamentavelmente, inviável, a sobrevivência do sistema que atendia aos usuários pagantes e não-pagantes. Sendo assim, o pequeno número de passageiros pagantes inviabilizou a manutenção do padrão de qualidade da empresa”, disse a nota publicada no site do Grupo Salineira.
A empresa lembrou que há algumas décadas, a Viação São Pedro iniciou as atividades gerando empregos, renda e acesso dos bairros ao centro da cidade. Citou que investiu em uma frota moderna e confortável, renovada a cada 2 anos em média; bilhetagem eletrônica, sendo pioneira da implantação que substituiu os vales de papel no estado do Rio de Janeiro e acessibilidade em todos os ônibus para atender os portadores de necessidades especiais.
Ainda de acordo com o comunicado, a concorrência desleal dos transportes alternativos de passageiros houve a necessidade de readequação de linhas e horários, com o objetivo de tornar possível, a continuação dos serviços prestados, priorizando a qualidade e a eficiência do transporte coletivo que atende às zonas rurais e urbanas da cidade. Com a pandemia, o pequeno número de passageiros pagantes inviabilizou a manutenção do padrão de qualidade da empresa, que comprometeu o sistema, que possui altos custos.
Em nota a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, disse que desde o começo da gestão do prefeito Fábio do Pastel vem tomando as medidas necessárias para manter o serviço de transporte público coletivo na cidade. Algumas ações foram acatadas pela Viação São Pedro e outras não.
Para tranquilizar a população, a Prefeitura informou que até o dia 9 de maio, quando a empresa vai parar de operar na cidade, vai apresentar a solução para o transporte público para os moradores de São Pedro da Aldeia.
A empresa já havia decido pelo encerramento do serviço no município de São Pedro da Aldeia em julho do ano passado. À época, a Prefeitura entrou com o de tutela de urgência para manutenção do serviço no município. Uma das contrapartidas foi retirara débito em conta do benefício da passagem dos servidores municipais para passar para cartão vale transporte, o que provou com manifestação no prédio do governo município, com direito a confusão e até detenção.