Aurélio Barros, vereador licenciado e atual Secretário da Pessoa com Deficiência, revelou sua intenção de retornar à Câmara Municipal ainda nesta semana. O prefeito Alexandre Martins Havia solicitado que Aurélio retornado apenas em março. O desdobramento da brusca mudança no cenário político administrativo em Búzios, com o afastamento do prefeito e vice-prefeito, acelerou os planos de Aurélio, que destaca a importância da participação do Legislativo neste momento tão importante.
O presidente da Casa Legislativa, Rafael Aguiar, assume interinamente como prefeito, como informado por ele mesmo, com exclusividade à Prensa, as 10h desta terça-feira (2), intensificando a necessidade da presença dos vereadores no cenário político. Aurélio Barros, ao afirmar seu retorno imediato, ressalta a possível realização de uma eleição suplementar e a perspectiva de votação indireta. Apesar de reconhecer o que chamou de ‘desconforto’ diante dessa responsabilidade, destaca a importância de sua participação como vereador.
Niltinho de Beloca, também vereador licenciado e à frente da Secretaria do Idoso, manifestou a intenção de acelerar seu retorno, embora não tenha especificado uma data definida. Ambos os vereadores evidenciam a necessidade de diálogo entre os representantes eleitos, considerando a influência decisiva dos oito vereadores no contexto de uma possível eleição para prefeito.
O retorno iminente dos vereadores licenciados à Câmara Municipal promete intensificar as discussões e decisões em um momento político intenso para a cidade. Enquanto isso o prefeito afastado, Alexandre Martins, segue recorrendo da decisão.